A partir desta quinta-feira (2), a pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu passa a contar, oficialmente, com 2.705 metros de comprimento por 45 metros de largura, permitindo a recepção de novos voos e a ampliação da capacidade atual. A homologação foi publicada na última sexta-feira (26) por autoridades federais de aviação.
A homologação encerra um processo iniciado em 2021, quando foi concluída a obra de ampliação da pista, que recebeu investimento de R$ 53 milhões. A ampliação foi feita a partir de uma parceria entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional. A partir dela, o aeroporto poderá receber aviões com mais passageiros e carga, assim como novos voos com destino ou oriundos de locais mais distantes. A partir de agora, o novo comprimento será considerado em todos os planos de voo, cálculos de performance e manuais operacionais das companhias aéreas.
A expectativa é de que a mudança impulsione o turismo na região, já que amplia a possibilidade de receber turistas brasileiros e estrangeiros. Só entre janeiro e agosto, 1,4 milhão de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. No mês de agosto, foram 197 mil passageiros, por meio de 1.250 operações, entre embarques e desembarques.