Neste sábado (27) e domingo (28), Londrina vai receber a primeira edição do Festival Conexão Inclusiva, evento cultural gratuito que convida o público a experimentar e pensar sobre acessibilidade, diversidade e inclusão na cultura. A programação conta com espetáculos, oficinas, rodas de conversa e fórum de debates — todos gratuitos — em diversos espaços da cidade. Confira:
“Como Pensar um Evento Acessível e Diverso” (Oficina)
Sábado, 27 de setembro, às 10h, na Vila Triolé
Ministrada pela produtora cultural e artista Fredda Amorim, a oficina é voltada a estudantes e profissionais da cultura e outras pessoas interessadas, e parte da experiência da produtora, negra e travesti, que trabalha há mais de 15 anos com projetos culturais e Festivais. As inscrições são feitas na Vila Triolé, uma hora antes do início das atividades.
“Mulher, como você se chama?” (Espetáculo)
Sábado (27), às 20h30, e domingo (28), às 19h30, no DAC/UEL
Solo da atriz Janaina Matter, da Alfaiataria Espaço de Artes (Curitiba), sobre o apagamento das mulheres na história. Sessão de sábado (27) terá roda de conversa com a atriz. No domingo (28) haverá visita tátil ao espetáculo, a partir das 19h.
“O País que perdeu as cores” (Espetáculo infantojuvenil)
Domingo (28), às 16h, no Zerão
Da Cia Barco (SP), o espetáculo conta a história de um país que começa a perder as suas cores, cores que só poderão ser recuperadas com a união do povo. Traz atrizes-intérpretes de Libras integradas ao elenco e também tem dramaturgia acessível a pessoas cegas.
Diálogos Inclusivos: fórum sobre diversidade, inclusão e cultura
Sábado (27), das 14h30 às 17h30, e domingo (28), das 10h às 13h, no Sesc Cadeião Cultural
No sábado, o público é convidado a ouvir e dialogar com diferentes agentes culturais, e no domingo, a reflexão conjunta será consolidada na Carta Celebrativa, documento público que vai reunir as demandas e possibilidades encontradas no Fórum para fortalecer políticas culturais inclusivas.