Nesta sexta-feira (19), às 21 horas, a banda curitibana Blindagem, nome emblemático do rock paranaense, sobe ao palco do Guairão para celebrar seus 50 anos. Ainda há ingressos disponíveis, a partir de R$ 40 (meia-entrada, segundo balcão). Eles podem ser adquiridos no site do DiskIngressos ou na bilheteria do teatro.
Formada por Paulo Juk (baixo), Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Pato Romero (bateria) e Willian Vox (vocal/violão), a banda prepara um show para lembrar toda sua trajetória, com músicas de cada um de seus discos e sucessos que mais impactaram seus fãs.
Para o baixista Paulo Juk, esse é um momento de grande reflexão. Ele ressalta que não é fácil manter uma banda por cinco décadas. “Tivemos o privilégio de formar praticamente uma família; que se estende também para o nosso público – amigos que nos acompanham há tantos anos”, afirma. O mais bonito, completa ele, é ver gerações se renovando. “A possibilidade de chegar nessa época de comemorar 50 anos e ter, na plateia, um público de três, quatro gerações, sentado, ouvindo, aplaudindo e cantando junto, é algo que realmente não tem preço”, diz emocionado o baixista.
O guitarrista Paulo Teixeira fala da emoção que será celebrar esse momento especial: “Vai ser uma verdadeira festa, uma grande família de amigos e fãs reunidos no Guairão, cantando junto os sucessos que marcaram gerações”, afirma. Para ele, a mágica na música está no respeito, no comprometimento, no amor pelo instrumento e, acima de tudo, na alegria de tocar com amigos. “É isso que faz uma trajetória durar tanto tempo. Foram muitos palcos, e muitos ainda virão”, garante o guitarrista.
Trajetória
A Blindagem iniciou sua trajetória na década de 70 com ensaios em garagens e de shows da banda Movimento Parado, que ganhou novo rumo quando seus integrantes Paulo Juk, Alberto Rodriguez, Amaury Stocchero, e Marinho Jr decidiram seguir por um caminho profissional, com um novo conceito e apostando no rock autoral. A banda muda de nome e passa a se chamar Blindagem, em um show realizado em 23 de agosto 1975, em Florianópolis.
A partir de 1979, com a entrada de Ivo Rodrigues Jr. e Paulo Teixeira, a banda se torna uma referência na cena do rock paranaense. Conhecido por sua voz poderosa, Ivo trouxe seu talento e suas parcerias com o poeta Paulo Leminski, que ganharam uma nova roupagem com a banda. Já Paulo Teixeira, agregou seu talento e forma de tocar guitarra — e o resultado apareceu de forma avassaladora em 1981, com o LP Blindagem.
Em 1984, Pato Romero torna-se baterista. Com esta formação, a banda gravou a maioria de sua discografia e o lendário DVD Rock em Concerto, registro do show com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em 2010, com a perda do vocalista Ivo Rodrigues, os vocais foram assumidos por Rodriggo Vivasz e, em 2022, William Vox assumiu os vocais da Blindagem, trazendo uma nova energia para a banda.