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Projeto arquitetônico do Centre Pompidou Paraná é exibido em vídeo; assista

Uma proposta arquitetônica que transforma o museu em um espaço vivo, integrado à Mata Atlântica e aberto à comunidade marcou a apresentação do Centre Pompidou Paraná nesta sexta-feira (5), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do arquiteto paraguaio Solano Benítez, responsável pelo projeto, e de Laurent Le Bon, presidente do Centre Pompidou.

Assinado por Benítez, o projeto do Centre Pompidou Paraná valoriza materiais simples, como o tijolo produzido com a terra vermelha da cidade, ressignificado por técnicas construtivas inovadoras que unem tradição e modernidade. Inspirado em soluções desenvolvidas em outros projetos do arquiteto, o museu combina módulos de alvenaria e concreto armado em um sistema que cria grandes salões flexíveis, áreas de convivência e um ponto central de observação e encontro.

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O projeto privilegia a ventilação natural e o sombreamento, resultando em um microclima que dialoga com o ambiente úmido e quente da região. A concepção também prevê forte integração com a floresta vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu: a mata resiliente que nasce espontaneamente no terreno será incorporada ao espaço, dissolvendo fronteiras entre interior e exterior.

Dessa forma, o museu se apresenta como um lugar de arte, educação e experimentação, mas também como uma extensão da própria natureza, aberto a múltiplos usos e programas públicos.

“Este museu, em especial, é uma maravilha. Ele será instalado justamente no início de uma reserva florestal. Isso tem um significado muito forte. Até pouco tempo atrás, imaginávamos que o homem era independente da natureza, quando, na verdade, é a natureza que sustenta a vida humana. Mas nós somos natureza. E, se queremos continuar existindo, precisamos estabelecer novas formas de encontro entre a natureza e nossa maneira de habitar o mundo”, disse Benítez.

“Este museu tem a particularidade de ficar no local onde se inicia a reserva do Parque Nacional do Iguaçu. Se não compreendermos todas essas vozes que estão presentes aqui, não entenderemos a dimensão do nosso museu. A ideia é celebrar essa forte presença da natureza e, através do museu, estabelecer uma ponte para o futuro, onde todos os relacionamentos humanos possam se reconstruir”, complementou.

“Desejamos que a maior parte dos materiais utilizados na obra venha da própria terra daqui. É claro que ainda não conseguimos produzir tijolos transparentes, mas tudo o que não precisar de transparência será feito com recursos locais. Isso nos dá grande alegria, porque significa que o museu será construído com o mesmo material que qualquer morador pode usar para levantar sua casa”, arrematou o arquiteto.

Celebração da amizade Brasil-França

Ratinho Junior destacou a importância cultural e econômica da iniciativa, que une arte, educação, turismo e desenvolvimento regional. O governador também participou de uma oficina com alunos da rede estadual e municipal de ensino, em que foram produzidos os primeiros tijolos com o barro do terreno onde o museu será erguido. A atividade simbolizou o conceito do evento “Do tijolo ao museu”, que antecipou a convivência e a troca de experiências que marcarão a futura instituição cultural.

“Esse projeto nasceu de uma conversa. Queríamos fazer Foz do Iguaçu entrar na rota mundial do turismo de museus, além do turismo de natureza das Cataratas do Iguaçu. As relações entre Brasil e França completam 200 anos e uma relação como essa só é constituída se for em cima de muita confiança. Por isso, agradeço a confiança que o Centre Pompidou depositou no Paraná para termos um projeto dessa magnitude, que transforma a cultura brasileira e que coloca o Paraná na rota mundial da arte e do turismo”, disse Ratinho Junior

O presidente do Centre Pompidou celebrou a instalação de um satélite no Brasil. “Esta é a amizade França-Brasil. Tudo isso nasceu porque alguém sonhou, e não conhecemos muitos políticos que sonham, e menos ainda aqueles que realizam seus sonhos, mas aqui vemos que isso é diferente. Só nos resta aplaudir a todos que estão tornando esse sonho em realidade”, afirmou Laurent Le Bon.

“Este museu é mais uma pedra que consolida os laços estreitos entre a França e o Brasil, no ano em que celebramos os dois séculos de relações diplomáticas e cinco séculos de amizade mútua entre os dois países”, disse a cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias.

“O Centre Pompidou é mais do que um museu. Ele é um pacto entre povos, um pacto entre culturas e também um pacto entre tempos diferentes. Foram quase cinco anos de negociação entre o Paraná e a França, muito bem conduzidos, com coragem e determinação”, disse a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

“O museu nasce quando o desejo coletivo se transforma em encontro. Antes mesmo de sua construção física, o Centre Pompidou Paraná já cumpre sua vocação: criar redes, gerar movimento e inspirar diálogo. Esse espaço, que começa a ganhar forma em Foz do Iguaçu, não é apenas um edifício: é uma travessia. Entre a nossa terra vermelha e a arquitetura, entre a comunidade e a imaginação, nasce um museu que já pertence a todos”, complemento Luciana.

Investimento e parcerias

Com investimento de cerca de R$ 250 milhões do Governo do Estado, por meio das secretarias da Cultura, Planejamento e Cidades, o Centre Pompidou Paraná será erguido em um terreno cedido pela Motiva Aeroportos, ao lado do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A previsão é começar as obras em 2026.

Parceiro do Governo do Paraná desde 2021, o Centre Pompidou contribui tecnicamente no desenvolvimento conceitual e arquitetônico do espaço, além da definição de ações educativas voltadas à formação de públicos, professores e profissionais da cultura.

A programação especial em torno do museu começou na quinta-feira (4), com oficinas voltadas para crianças da rede pública de ensino, que puderam experimentar técnicas construtivas de maneira lúdica. Já na sexta-feira pela manhã, estudantes de arquitetura participaram de uma atividade prática orientada por Solano Benítez, discutindo conceitos de sustentabilidade e inovação. No sábado (6), as ações foram abertas a toda a comunidade, consolidando o caráter participativo do projeto.

O pavilhão temporário instalado no terreno do futuro museu, na Avenida das Cataratas, em frente ao Centro de Convenções, foi concebido como ambiente de encontro e experimentação, aberto à comunidade. O espaço já antecipou a dinâmica do Centre Pompidou Paraná, que nasce como um espaço de pertencimento coletivo.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

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