A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostra uma liderança folgada do senador Sergio Moro (União Brasil) na disputa pelo Governo do Paraná em 2026. O ex-juiz da Lava Jato tem 38% das intenções de voto, 30 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo), que tem 8%.
Apesar de gozar de alta aprovação (84%) e com 70% dos entrevistados dizendo que ele merece eleger o sucessor, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) vê o seu candidato – o secretário das Cidades, Guto Silva (PSD) – patinar com apenas 6% das intenções de voto.
Numericamente, entre o segundo (Martins) e o terceiro colocado (Silva), está o presidente de Itaipu Binacional, Enio Verri (PT), com 7%. Mas entre os três existe um empate técnico, pois a margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa da Quaest ainda mostra um alto percentual de eleitores que está indeciso (13%) e que pretende anular/votar em branco ou não votar (28%).
Intenções de voto por gênero, faixa etária e escolaridade
Olhando para a segmentação dos dados da pesquisa Quaest, alguns dados se destacam. Como, por exemplo, que mulheres estão mais indecisas que os homens.

Já por faixa etária, é possível verificar uma insatisfação geral de jovens (16 a 30 anos) com os candidatos. Nesta faixa, os que vão votar em branco/nulo ou não querem votar atingem 34% dos entrevistados.

Já por escolaridade, o maior grau de indecisos está na faixa com ensino superior incompleto ou acima, com 20% dos entrevistados ainda não sabendo em quem votar.

Dados da pesquisa
A pesquisa Genial/Quaest foi a campo presencialmente entre os dias 13 a 17 de agosto, fazendo 1.104 entrevistas no Paraná. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, em um nível de confiabilidade de 95%.