A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste domingo (24), às 10h30, em mais um concerto matutino, desta vez dedicado ao impressionismo espanhol e ao romantismo russo. Sob a batuta do maestro titular e diretor musical Roberto Tibiriçá, o programa traz a expressividade das impressões sinfônicas Noites nos Jardins da Espanha, do compositor e pianista espanhol Manuel de Falla e a célebre Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.
A apresentação será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) e os ingressos já estão disponíveis no site do DiskIngressos e na bilheteria do teatro.
A primeira parte do concerto contará com o solista convidado, o pianista português Bernardo Santos. Apesar de já ter se apresentado dezenas de vezes no Brasil, é a primeira vez que Santos se apresenta no Estado e também faz sua estreia junto a Orquestra Sinfônica do Paraná.
“Faz tempo que ouço falar do palco do Guairão e de muitas maravilhas a respeito deste espaço. É um prazer, um gosto e uma honra estar no palco com o maestro Roberto Tibiriçá. Devo-lhe muito, ele me abriu muitas portas”, disse o músico.
Considerado um dos pianistas mais ativos de sua geração, Bernardo Santos já se apresentou em mais de vinte países, incluindo as principais salas de concerto da Europa, Brasil, México e Ásia. Reconhecido tanto pelo virtuosismo como pela sensibilidade interpretativa, concilia carreira como concertista internacional e pesquisador acadêmico, com importantes colaborações em festivais e com orquestras renomadas.
Orquestração colorida e expressão emocional
O solista irá interpretar Noites nos Jardins da Espanha, de Manuel de Falla. Considerado um dos grandes nomes da música espanhola, Falla combinou elementos do impressionismo francês com o nacionalismo musical espanhol, especialmente o flamenco e a música popular da região da Andaluzia, no sul da Espanha. Entre as principais características de seu estilo estão a orquestração colorida, a exploração de timbres, a criação de atmosferas sugestivas e a valorização das tradições musicais da Espanha.
Na segunda parte, a orquestra interpreta a Sinfonia nº 5, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos maiores expoentes do Romantismo na música. O movimento, que se desenvolveu entre o final do século XVIII e o século XIX, valorizava a expressão emocional, a individualidade criativa e a exploração de temas como amor, destino, natureza e o sobrenatural.
A música de Tchaikovsky reflete esses ideais de forma intensa. O compositor russo se destacou por sua habilidade em transmitir uma vasta gama de emoções e que vão da alegria ao desespero. Outras características são as melodias marcantes e por sua maestria na orquestração, criando paisagens sonoras ricamente expressivas. A Sinfonia nº 5 é uma das mais célebres do compositor e apresenta um diálogo entre destino e redenção, marcada por dramaticidade e intensidade emocional, características que fazem dela uma obra-prima do repertório romântico.
“Talvez seja a mais linda e a mais querida das sinfonias de Tchaikovsky, maravilhosa, com melodias incríveis, com certeza o público sairá do teatro cantarolando. Será um lindo concerto”, afirma Tibiriçá.
Serviço
Data: 24 de agosto (domingo), às 10h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175, Centro
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 7 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Programa:
De Falla – Noites nos Jardins da Espanha – Solista Bernardo Santos (piano)
Tchaikovsky – Sinfonia nº 5
Com informações da Agência Estadual de Notícias