Primeiro, quero dizer que é um prazer escrever essa coluna para falar de um assunto que sou apaixonada: Turismo no nosso Paraná.
Por isso, a cada 15 dias estarei aqui para falar sobre alguma particularidade dessa economia que é transversal e impacta em vários setores que nem imaginamos que ele possa estar.
O turismo é uma das atividades econômicas mais dinâmicas e influentes do mundo moderno. No Estado do Paraná, essa prática não só promove o intercâmbio cultural, mas também se destaca como um motor essencial para o desenvolvimento econômico local.
O turismo pode ser entendido como o conjunto de atividades realizadas por pessoas que viajam e permanecem em lugares fora do seu ambiente habitual por um período inferior a um ano, por lazer, negócios ou outros motivos. Essa definição ampla abarca diversos tipos de turismo, cada um com impactos específicos na economia local.
No Paraná, destacam-se principalmente três tipos de turismo: o ecoturismo, o turismo cultural e o turismo de negócios.
O impacto econômico do turismo no Paraná é significativo. Ele estimula setores como a hospedagem, alimentação, transporte, artesanato e comércio em geral. Além disso, promove a infraestrutura local, melhorando a qualidade de vida dos residentes. Outro ponto forte é a criação de empregos, especialmente em regiões com alto potencial turístico.
Só no PIB, o turismo teve um impacto significativo no Paraná, com um faturamento de R$ 12 bilhões em 2024. Os números desse ano mostram que o turismo irá crescer ainda mais e se consolidar como uma considerável fonte de receita e de crescimento para o Estado.
O turismo no Paraná vem crescendo mais que a média nacional, com o destaque para o aumento 26,2% de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Governo do Estado, que gera um aumento de demanda por serviços e produtos locais, aumentando o comércio e a economia das cidades.
Mas nem tudo é tão bom assim, ainda temos alguns desafios pela frente:
- Infraestrutura: necessário melhorias em várias regiões, como a oferta de serviços, transporte e comunicação;
- Mensuração: não há dados suficientes para mensurar com precisão o impacto da atividade na economia;
- Organização: maior investimento em planejamento estratégico, gestão integrada, sustentabilidade e, principalmente, a promoção dos atrativos.
Concluindo, o turismo no Paraná é mais do que apenas uma fonte de lazer; é um pilar essencial para o desenvolvimento econômico e social, passando por vários setores como: negócios, eventos, religião, saúde, agro, indústria, tecnologia e transporte. Ao valorizar e investir nessa área, estamos assegurando um futuro próspero para nossos municípios e para o Estado como um todo.
Gislaine Queiroz é turismóloga pela UFPR, CEO da Única Recepção e presidente do Curitiba Convention gestão 23/24 e 25/26. www.linkedin.com/in/gislainequeirozunica/