Um total de 17.780 aposentados e pensionistas paranaenses que tiveram descontos associativos indevidos em seus benefícios e foram vítimas da fraude do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. Eles vão começar a receber os valores descontados, corrigidos pelo IPCA, a partir desta quinta-feira (24). Os depósitos serão feitos diretamente na conta em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício, respeitando a ordem de adesão.
O número de adesões representa 26,6% do total de pessoas que podem aderir ao acordo no Estado, conforme os dados do próprio INSS. Ao todo, 66.789 paranaenses contestaram descontos em seus benefícios e não receberam resposta das entidades após 15 dias, tornando-se aptas a participar.
Quem tem direito e ainda não aderiu, pode fazê-lo pelo Aplicativo Meu INSS (site ou app) ou pelas agências dos Correios habilitadas a tratar do tema. A adesão é gratuita, não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta por via administrativa, sem precisar entrar na Justiça.
Os que tiveram descontos indevidos e ainda não os contestaram também podem fazê-lo pelo Meu INSS, pelas agências dos Correios ou pela Central 135 até 14 de novembro.