Começa nesta sexta (11), às 20h30, o 45º Festival Internacional de Londrina, no Norte do Paraná. O evento, que vai até o dia 20, leva ao município uma programação diversificada, pensada para públicos de diferentes idades, com destaque para nomes como Egberto Gismonti e Daniel Murray, Orquestra Mundana Refugi e Vanessa Moreno, entre outros. As apresentações serão nos teatros Ouro Verde e AML Cultural, com ingressos que custam de R$ 20 a R$ 70, e em espaços como teatros, bares, ruas, entre outros, com apresentações gratuitas.
Toda a programação está disponível no site do evento e os ingressos devem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
A abertura será com um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, tendo como solista o violinista Rodrigo de Oliveira, sob a regência do maestro Rossini Parucci. O programa traz Sinfonia nº 8 de Ludwig Van Beethoven e o Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35, de Piotr Iliytch Thaikovsky.
Na programação do Teatro Ouro Verde estão a Orquestra Mundana Refugi, Egberto Gismonti e Daniel Murray, Érika Ribeiro e Rodrigo Fávaro (piano e contrabaixo), Lívia Nestrovski & Fred Ferreira, Sérgio Reze e Quarteto, Vanessa Moreno, Grupo Studium Musicae, Banda Senhor Bonifácio, Orquestra Sinfônica Social do 45ª FIML, que fará o encerramento do evento e comemora os 10 anos da participação de orquestras sociais no festival.
Pouco antes dos espetáculos, no saguão do teatro, o público poderá apreciar apresentações pela “Série Prelúdio”, com pré-concertos de, no máximo, 20 minutos realizados pelos grupos de câmara dos projetos sociais convidados do festival, com formação e repertório variados.
Já a AML Cultural receberá, a partir de segunda-feira (14), sempre às 19h, o “Circuito Pé Vermelho”, com espetáculos do repertório instrumental brasileiro, musicais do teatro de variedades, obras clássicas infantis, entre outros. Fazem parte deste circuito o espetáculo “Cabaré”; Duo Clavis; Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí; Grupo Flauta e Fole com “Pedro e o Lobo”; grupo Brasil Combo Jazz.
Outros espaços recebem o “Circuito Alternativo”, com participação de grupos e músicos conhecidos do público londrinense e regional, como o Clube do Choro de Londrina, Regional Flor do Café, Gabriel Peixoto e Trio, Casca Grossa Samba Jazz, Mateus Gonsales Trio, Londrina Hot Club e Oficina de Choro e Samba (Promic). Os horários variam com apresentações em todos os períodos e podem ser conferidos no site do festival, assim como os nomes e endereços dos espaços.
No dia 13, a programação conta ainda com a apresentação da Banda “Gata de Botas” com um show em homenagem ao Dia do Rock, no pátio externo do Consórcio União, no Igapó 2.
FIML vai para Arapongas
Além de Londrina, o município de Arapongas recebe três apresentações gratuitas do Festival Internacional de Música, entre 15 e 17 de julho. O primeiro deles, no dia 15, será da Camerata de Violões do Conservateorio de Tatuí, no Cine Teatro Mauá, às 19h, com entrada gratuita. No dia 16, no mesmo horário e local, os professores do FIML apresentam o espetáculo “Samba e Choro”.
Por fim, no dia 17, às 19h, Gabriel Peixono Quarteto se apresenta em parceria com a cantora Keidma, na Estação Milene. Toda a programação é gratuita, mas para o Teatro Mauá é necessária a retirada de ingressos na plataforma Sympla.