Cientes de seu papel como indutoras de uma mobilidade mais sustentável, as empresas de ônibus de Curitiba vão começar este ano a operar com veículos 100% elétricos. Dessa forma, esperam oferecer uma nova experiência de transporte aos passageiros, contribuir para a melhoria da qualidade do ar e atrair novos usuários ao sistema. Para isso, trabalham há mais de um ano no planejamento, a fim de que tenham sucesso nessa iniciativa.
Empresas de ônibus de Curitiba celebram 50 anos do BRT de olho no futuro
Foi em 2022 que avançaram de maneira mais concreta, por meio da CWBUS, braço de inovação das empresas de ônibus, as conversas com as fabricantes para a implantação de ônibus elétricos em Curitiba. Em abril do ano seguinte, a capital paranaense começou a avaliação técnica desse tipo de veículo. Ao todo, sete modelos foram testados com o objetivo de entender suas características, entre elas a autonomia durante a operação, o tempo de recarga da bateria e a necessidade de investimento na infraestrutura das garagens, em especial na disponibilidade de energia para receber a nova frota.
Os testes demonstraram ainda que, quando todos trabalham em conjunto para o mesmo propósito, os obstáculos, à primeira vista intransponíveis, são superados. Houve vontade política, investimento das montadoras no desenvolvimento do produto, engajamento da concessionária de energia, determinação dos fornecedores de equipamentos elétricos e a busca constante das empresas de ônibus em operacionalizar todo o sistema e garantir veículos mais confortáveis aos passageiros, em linha com a pauta da sustentabilidade.
Curitiba 331 anos: transporte coletivo faz parte dessa história
O ônibus elétrico não é apenas mais silencioso. Como não dispõe de motor a combustão, ele vibra muito menos, trazendo maior conforto a bordo. A cidade como um todo ganha também com o aumento da qualidade do ar. Todos esses benefícios só serão de fato aproveitados, porém, se vierem acompanhados de medidas que deem prioridade ao ônibus nas vias.
É fundamental, portanto, que sejam implementados mais corredores ou faixas exclusivas, a fim que os ônibus não disputem as ruas com carros e motos e possam, assim, oferecer mais frequência, rapidez e previsibilidade de horários aos passageiros. Igualmente importante é aproveitar essa nova tecnologia para oferecer atrativos diferenciados aos usuários, como ar-condicionado e Wi-Fi. E não dá para esquecer da necessidade de garantir segurança pública, para que todos se sintam seguros em usar o transporte coletivo.
Empresas de ônibus alertam sobre perigo do uso indevido das canaletas
Curitiba é reconhecida mundialmente como um exemplo de excelência em transporte coletivo, e a introdução dos ônibus elétricos só reforça sua reputação como uma cidade inovadora na entrega de soluções para os desafios enfrentados pelos centros urbanos modernos. É crucial, porém, que a sociedade entenda e apoie o transporte coletivo. Afinal, como ser uma cidade inteligente sem uma mobilidade inteligente?