A Orquestra Sinfônica do Paraná ocupa neste domingo (13) o palco do Guairão para um concerto dedicado ao universo poético de Richard Strauss. A apresentação reúne a soprano ítalo‑brasileira Camila Provenzale, solista convidada para interpretar as célebres Quatro Últimas Canções, e o regente argentino Carlos Alberto Vieu, presença frequente em grandes teatros da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
O concerto será às 10h30 e integra a temporada comemorativa dos 40 anos da Orquestra Sinfônica. Os ingressos, a partir de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), estão à venda no DiskIngressos.
Escritas em 1948, penúltimo ano de vida de Strauss, as Quatro Últimas Canções são consideradas o testamento artístico do compositor alemão. Nos versos de Hermann Hesse e Joseph von Eichendorff, Strauss reflete sobre a finitude e a serenidade do entardecer da vida, tecendo uma das páginas mais luminosas do repertório sinfônico‑vocal.
“É uma obra que sempre me emociona profundamente. Cada vez que retorno a essas canções é como revisitar uma parte muito íntima da minha trajetória como artista, porque elas falam sobre despedidas e memórias, mas com uma beleza serena e extremamente profunda”, diz a soprano. “É uma obra de significado extremamente dramático e profundo”, resume o regente.
Na segunda parte do espetáculo, a orquestra executa a suíte da ópera O Cavaleiro da Rosa, obra baseada na ópera cômica de mesmo nome, composta entre 1909 e 1910, uma síntese de valsas vienenses, lirismo e senso de humor, marca registrada do Strauss maduro.
Serviço
Quando: 13 de julho (domingo)
Horário: 10h30
Onde: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – R. Conselheiro Laurindo, 175 – Centro
Classificação indicativa: 7 anos
Programa:
Quatro Últimas Canções (24 min)
Suíte de O Cavaleiro da Rosa (22 min)
Com informações da Agência Estadual de Notícias