A pintura da Ponte dos Valadares deu a Paranaguá, no Litoral do Paraná, um novo atrativo que vem chamando atenção do público. O visual atualizado da obra enaltece raízes culturais do Estado. A ponte é utilizada no dia-a-dia da população parnanguara.
Feita entre os dias 1º e 4 de maio deste ano, a arte – que tinha como objetivo tornar a via a “Ponte Mais Colorida do Mundo” – foi conduzida pelo Projeto Andada, por meio de traçados de artistas e mutirões coletivos de pintura.
O trabalho era inédito no Brasil por conta do tamanho do trecho, uma vez que a sua extensão é de 294 metros e outros 1.500 metros quadrados de produção artística. Além do fluxo diário na ligação entre o continente e a Ilha de Valadares – que conta com aproximadamente 40 mil moradores –, a população passou a se acostumar com a visita de turistas de diversas partes do Paraná e até do Brasil na ponte, atraídos pelo novo visual.
Na composição artística, foram mescladas cores, elementos referentes à natureza local e símbolos tipicamente paranaenses e caiçaras. Entre as inspirações transmitidas na arte final estão caranguejos e manguezais, meios de subsistência e herança cultural dos parnanguaras.
O artista Gio Negromonte, nascido em Recife (PE) e radicado em Paranaguá, é um dos idealizadores do projeto e reafirma que o movimento de pessoas de fora para conhecer a ponte teve aumento significativo. Além disso, em sua visão, o destaque também é o turismo interno, com os próprios moradores voltando a frequentar a ponte como um atrativo.
“Ao pegarmos elementos como o caranguejo, que dá nome ao estádio de futebol, tem uma escultura própria no centro e é usado muito na gastronomia, conseguimos transmitir aos visitantes a nossa identidade. Ajudou no aumento do número de turistas, na ponte e na própria Ilha dos Valadares, onde estão o berço do fandango e da nossa cultura caiçara. A autoestima dos parnanguaras aumenta com esse atrativo renovado”, explicou.
A execução do projeto também contou com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa é realizada pela Secretaria da Cultura. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a circulação, a pesquisa e a preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a arte e a cultura no Estado.
“Projetos como esse demonstram como a arte transforma espaços urbanos e promove envolvimento comunitário. É justamente para tornar essas iniciativas possíveis que o Profice foi criado: para fomentar a criatividade, apoiar artistas paranaenses e fortalecer a presença da cultura em todas as regiões do Estado”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.
Ponte foi inaugurada em setembro de 2024
O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou no dia 20 de setembro de 2024 a ponte que liga a Ilha dos Valadares ao continente. Batizada de Ponte Domingos Massa, a obra atendeu o maior bairro da cidade que, antes da construção, só conseguiam ter acesso ao centro de Paranaguá por meio de uma passarela ou de uma balsa para o transporte de veículos.
O investimento foi de R$ 13,4 milhões, entre repasse e contrapartida do município. O recurso contemplou a revitalização da passarela existente, que atendia apenas pedestres e ciclistas, além dos serviços de administração da obra e de implantação de estruturas, instalações elétricas, pavimentação, calçamento, sinalização e paisagismo.
Com informações da Agência Estadual de Notícias