A partir de junho, conselheiros tutelares paranaenses poderão participar de formações oferecidas pela Escola de Conselhos do Paraná, iniciativa vinculada à Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e coordenada pela Universidade Federal do Paraná. O projeto foi lançado nesta segunda-feira (23), em Matinhos, onde a primeira edição do curso acontece até o dia 27.
As aulas serão realizadas de forma descentralizada em 12 regiões do Estado: Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama. Ao todo, serão ofertadas 2.848 vagas. O curso tem carga horária total de 90 horas, sendo 60% presencial e 30% on-line, divididos em três módulos.
Assim como as outras Escolas de Conselho presentes em mais de 20 estados, a do Paraná visa promover formação permanente e continuada de conselheiros dos direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares e demais agentes de defesa direitos e de atendimento a esse público, com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos no Estado (SGD).
A médio e longo prazo, o objetivo é ampliar a atuação para além da formação básica, oferecendo também cursos de pós-graduação lato sensu e até mestrado e doutorado voltados às temáticas que envolvem a infância, a adolescência e o SGD.
O projeto conta com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná.