Trending Topics

Pesquisadoras da Unicentro lideram três projetos internacionais em nanotecnologia

Foto: Divulgação/Unicentro

Pesquisadoras do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), estão à frente de pesquisas de relevância internacional que buscam ampliar as possibilidades de tratamento de diferentes tipos de câncer.

Elas estão vinculadas ao Applied Nanostructured Systems Laboratory (Laboratório de Sistemas Nanoestruturados Aplicados), coordenado pelo professor NajePesquisadoras da Unicentro lideram três projetos internacionais em nanotecnologiah Maissar Khalil. E seus projetos foram aprovados em chamadas públicas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Siga O Luzeiro no Instagram!

Camila Diedrich, Rafaela da Rosa Ribeiro e Daniele de Campos desenvolvem suas investigações com suporte técnico e científico do laboratório coordenado pelo professor Najeh, referência no desenvolvimento de fármacos nanostruturados, em parceria com instituições do Brasil e do exterior.

Um dos projetos visa o desenvolvimento de novas terapias para o mieloma múltiplo – um tipo raro de câncer que afeta a medula óssea. Outro trabalho investiga em profundidade um mecanismo ainda pouco compreendido de morte celular coletiva em tumores de próstata. Já a terceira pesquisa busca tornar viável o uso terapêutico de compostos naturais com potencial antitumoral, como a crisina e a curcumina, utilizando recursos da nanotecnologia.

O caso do mieloma

A pesquisadora Camila Diedrich faz parte da equipe do projeto aprovado no âmbito do Programa Conhecimento Brasil – Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior. O projeto coordenado pelo professor Najeh é voltado a pesquisadores brasileiros que atuam fora do País.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos tratamentos para o mieloma múltiplo, um câncer raro que afeta a medula óssea, geralmente diagnosticado após os 50 anos e que até hoje não possui cura.

“Apesar dos avanços terapêuticos, o mieloma múltiplo continua sendo uma doença incurável. O tratamento atual prolonga a sobrevida desses pacientes, mas cada vez que volta, volta mais forte, diminuindo a força desses indivíduos, podendo metastatizar de outras formas, gerando fraquezas, fraturas, especialmente afetando indivíduos acima dos 70 anos”, detalha a cientista.

A proposta da pesquisa é utilizar a curcumina, um composto natural com propriedades terapêuticas, na forma nanoencapsulada, para potencializar sua absorção e eficácia, reduzindo os efeitos colaterais de medicamentos já utilizados no tratamento, como a lenalidomida.

Além do caráter científico, o projeto promove um importante intercâmbio acadêmico entre instituições brasileiras e internacionais. A pesquisa é desenvolvida em parceria com o professor Kareem Azab, da UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos. “Esse projeto nos permite não apenas desenvolver novas pesquisas, mas também estabelecer parcerias que antes eram dificultadas pela distância e pelo custo. É uma oportunidade de aliar expertises e promover um intercâmbio de ideias”, complementa.

Na última semana, Camila esteve no Brasil para ministrar uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unicentro. “Percebemos, com essa chamada pública, o interesse em desenvolver uma disciplina voltada a técnicas avançadas. A ideia é justamente trazer esse conhecimento para cá, pensando o que pode ser desenvolvido com essa realidade, ampliando os horizontes dos alunos sobre o doutorado-sanduíche, que foi uma oportunidade que eu também tive durante o doutorado da Unicentro, no laboratório da Rubiana Mainardes”, pondera.

Atualmente, a equipe está na fase de desenvolvimento das nanoestruturas e testes in vitro, com posterior aplicação em modelos animais. “Vim para o Brasil justamente para fortalecer a parceria que já estabelecemos, mas também para trocar ideias e discutir sobre a estrutura das nanoformulações. Sempre surgem novas possibilidades, ajustes e colaborações que enriquecem ainda mais o projeto”, conclui a pesquisadora, que atualmente reside em Dallas, no Texas (EUA).

O estudo em câncer de prostáta

A professora colaboradora do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro, Rafaela da Rosa Ribeiro, teve seu projeto de pesquisa aprovado também no âmbito do Programa Conhecimento Brasil – Atração e Fixação de Talentos. Além de atuar como docente, Rafaela também realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da universidade, sob supervisão do professor Najeh.

Sua proposta, intitulada “Mapeamento de variantes genéticas relacionadas ao câncer e o impacto delas na interação com fármacos antitumorais”, foi aprovada no Programa Institucional de Apoio à Fixação de Jovens Doutores, financiado pela Fundação Araucária.

O projeto pelo CNPq que ela irá coordenar resgata descobertas relevantes de sua tese de doutorado desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O foco é o estudo de um mecanismo pouco conhecido: a morte celular coletiva.

“Durante meu doutorado, identifiquei um mecanismo específico pelo qual as células de câncer de próstata morrem. Agora, estou retomando esse projeto, que tem como principal objetivo compreender como ocorre a morte simultânea de várias células. Diferentemente de outros mecanismos conhecidos, em que as células morrem de forma isolada, nesse caso observamos um fenômeno que denominei de morte celular coletiva”, explica a pesquisadora.

Agora, com financiamento aprovado no valor de R$ 1,3 milhão, ela irá aprofundar a investigação sobre esse tipo de morte celular coletiva, buscando compreender como o processo ocorre e quais moléculas estão envolvidas. A partir desse conhecimento, a expectativa é desenvolver formas de ativar esse mecanismo, favorecendo tratamentos que promovam a eliminação simultânea de múltiplas células tumorais.

A pesquisa também prevê uma rede de colaborações nacionais e internacionais. Entre elas, está a parceria com a Universidade de Washington, nos Estados Unidos, onde ela e outros alunos de graduação e pós-graduação irão desenvolver parte do projeto. Além disso, há colaboração da Universidade de São Paulo (USP) e Unicamp, que fornecerão animais geneticamente modificados e acesso a microscópios com focais avançados para realização de testes. Na Unicentro, o projeto conta com a estrutura e expertise do Applied Nanostructured Systems Laboratory.

Rafaela celebra a aprovação e o reconhecimento. “Foi um edital bastante concorrido. Sempre temos cautela dentro da ciência e o projeto foi muito bem avaliado, recebendo nota 9, então estou muito feliz e motivada. É minha primeira vez coordenando um projeto de grande porte. Sempre trabalhei com pesquisa, mas agora assumo esse desafio com muita alegria e responsabilidade”, conta.

Embora o modelo experimental adotado na pesquisa seja o câncer de próstata, a docente destaca que os resultados podem ter aplicação em outros tipos de câncer, como o de mama, abrindo caminhos para inovações no tratamento oncológico. “A expectativa é que, a curto prazo, isso colabore no entendimento de processos biológicos, para que possa ser aplicado futuramente como uma inovação dentro do tratamento de câncer”, diz.

Segundo Rafaela, trata-se de um campo ainda pouco explorado, mas com grande potencial, permitindo, posteriormente, a realização de testes pré-clínicos em modelos animais e, em uma etapa mais avançada, estudos clínicos com pacientes.

Estudo das substâncias crisina e curcumina

Integrando o time de pesquisadoras do Applied Nanostructured Systems Laboratory, Daniele de Campos está há um ano na Bélgica, onde desenvolve parte de seu doutorado na Université de Mons (UMONS). Também contemplada em chamada pública internacional, Daniele comemora a conquista, que permitiu realizar um duplo doutorado, ampliando sua formação e fortalecendo sua trajetória como pesquisadora.

“Era um sonho realizar minha pesquisa fora do país e agora consegui isso e mais: estou fazendo um duplo doutorado, começando no Brasil e agora finalizando na Bélgica. Isso agrega muito ao meu currículo, como pesquisadora e como pessoa. Me sinto realizada”, celebra.

Sua pesquisa, em fase final, foca na potencialização medicinal de dois compostos naturais: a crisina e a curcumina. Esses compostos apresentam reconhecido potencial terapêutico, mas possuem baixa absorção pelo organismo. Para superar essa limitação, Daniele utiliza a nanotecnologia, encapsulando as substâncias em nanopartículas que favorecem sua estabilidade e eficácia.

Daniele é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, sob a supervisão do professor Najeh. Na Bélgica, ela realiza testes em cultura celular e caracterizações físico-químicas, como análise de pH, morfologia e comportamento das substâncias em formulações nanotecnológicas, comparando com sua forma livre.

A colaboração internacional fortalece o intercâmbio científico e abre novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias inovadoras. “Trabalhamos em laboratório manipulando compostos naturais com potencial para gerar novos medicamentos, como antitumorais e antioxidantes, mas que, em sua forma original, não são bem absorvidos pelo organismo. Nosso objetivo é justamente viabilizar a utilização terapêutica desses compostos por meio da nanotecnologia”, diz a cientista.

Leia mais

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do O Luzeiro respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site O Luzeiro, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

  • O serviço Google AdSense que usamos para veicular publicidade usa um cookie DoubleClick para veicular anúncios mais relevantes em toda a Web e limitar o número de vezes que um determinado anúncio é exibido para você.
  • Para mais informações sobre o Google AdSense, consulte as FAQs oficiais sobre privacidade do Google AdSense.
  • Utilizamos anúncios para compensar os custos de funcionamento deste site e fornecer financiamento para futuros desenvolvimentos. Os cookies de publicidade comportamental usados ​​por este site foram projetados para garantir que você forneça os anúncios mais relevantes sempre que possível, rastreando anonimamente seus interesses e apresentando coisas semelhantes que possam ser do seu interesse.
  • Vários parceiros anunciam em nosso nome e os cookies de rastreamento de afiliados simplesmente nos permitem ver se nossos clientes acessaram o site através de um dos sites de nossos parceiros, para que possamos creditá-los adequadamente e, quando aplicável, permitir que nossos parceiros afiliados ofereçam qualquer promoção que pode fornecê-lo para fazer uma compra.


Compromisso do Usuário

O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que o O Luzeiro oferece no site e com caráter enunciativo, mas não limitativo:

  • A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à ordem pública;
  • B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista, xenofóbica, Bet Nacional ou azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao terrorismo ou contra os direitos humanos;
  • C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares) do O Luzeiro, de seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de 22 January 2024 04:23

1. Termos

Ao acessar ao site O Luzeiro, concorda em cumprir estes termos de serviço, todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​e concorda que é responsável pelo cumprimento de todas as leis locais aplicáveis. Se você não concordar com algum desses termos, está proibido de usar ou acessar este site. Os materiais contidos neste site são protegidos pelas leis de direitos autorais e marcas comerciais aplicáveis.

2. Uso de Licença

É concedida permissão para baixar temporariamente uma cópia dos materiais (informações ou software) no site O Luzeiro , apenas para visualização transitória pessoal e não comercial. Esta é a concessão de uma licença, não uma transferência de título e, sob esta licença, você não pode: 

  1. modificar ou copiar os materiais; 
  2. usar os materiais para qualquer finalidade comercial ou para exibição pública (comercial ou não comercial); 
  3. tentar descompilar ou fazer engenharia reversa de qualquer software contido no site O Luzeiro; 
  4. remover quaisquer direitos autorais ou outras notações de propriedade dos materiais; ou 
  5. transferir os materiais para outra pessoa ou ‘espelhe’ os materiais em qualquer outro servidor.

Esta licença será automaticamente rescindida se você violar alguma dessas restrições e poderá ser rescindida por O Luzeiro a qualquer momento. Ao encerrar a visualização desses materiais ou após o término desta licença, você deve apagar todos os materiais baixados em sua posse, seja em formato eletrónico ou impresso.

3. Isenção de responsabilidade

  1. Os materiais no site da O Luzeiro são fornecidos ‘como estão’. O Luzeiro não oferece garantias, expressas ou implícitas, e, por este meio, isenta e nega todas as outras garantias, incluindo, sem limitação, garantias implícitas ou condições de comercialização, adequação a um fim específico ou não violação de propriedade intelectual ou outra violação de direitos.
  2. Além disso, o O Luzeiro não garante ou faz qualquer representação relativa à precisão, aos resultados prováveis ​​ou à confiabilidade do uso dos materiais em seu site ou de outra forma relacionado a esses materiais ou em sites vinculados a este site.

4. Limitações

Em nenhum caso o O Luzeiro ou seus fornecedores serão responsáveis ​​por quaisquer danos (incluindo, sem limitação, danos por perda de dados ou lucro ou devido a interrupção dos negócios) decorrentes do uso ou da incapacidade de usar os materiais em O Luzeiro, mesmo que O Luzeiro ou um representante autorizado da O Luzeiro tenha sido notificado oralmente ou por escrito da possibilidade de tais danos. Como algumas jurisdições não permitem limitações em garantias implícitas, ou limitações de responsabilidade por danos conseqüentes ou incidentais, essas limitações podem não se aplicar a você.

5. Precisão dos materiais

Os materiais exibidos no site da O Luzeiro podem incluir erros técnicos, tipográficos ou fotográficos. O Luzeiro não garante que qualquer material em seu site seja preciso, completo ou atual. O Luzeiro pode fazer alterações nos materiais contidos em seu site a qualquer momento, sem aviso prévio. No entanto, O Luzeiro não se compromete a atualizar os materiais.

6. Links

O O Luzeiro não analisou todos os sites vinculados ao seu site e não é responsável pelo conteúdo de nenhum site vinculado. A inclusão de qualquer link não implica endosso por O Luzeiro do site. O uso de qualquer site vinculado é por conta e risco do usuário.


Modificações

O O Luzeiro pode revisar estes termos de serviço do site a qualquer momento, sem aviso prévio. Ao usar este site, você concorda em ficar vinculado à versão atual desses termos de serviço.

Lei aplicável

Estes termos e condições são regidos e interpretados de acordo com as leis do O Luzeiro e você se submete irrevogavelmente à jurisdição exclusiva dos tribunais naquele estado ou localidade.