Minimizando o risco a que estão expostas, muitas pessoas utilizam as canaletas exclusivas para os ônibus para caminhar, correr, pedalar e tirar fotos da cidade. É um erro que pode acarretar em graves consequências. E o número de acidentes, infelizmente, está em alta. No ano passado foram 59, com três mortes. O total é 51% superior ao dado de 2022, quando foram registrados 39 acidentes.
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Os motoristas das empresas de ônibus de Curitiba são treinados periodicamente para exercer a direção defensiva, isto é, conduzir o veículo de modo a perceber a possibilidade de um acidente e agir para evitá-lo. No entanto, na maioria das vezes, o pedestre ou ciclista está distraído com o celular ou com fones de ouvido e acaba entrando na frente do ônibus quando já não há mais tempo de desviar ou frear.
Diante desse problema, em parceria com a Urbs, as empresas de ônibus estão promovendo, desde o ano passado, um treinamento especial para todos os 2,8 mil motoristas do sistema, reforçando modos de condução seguros e como lidar com situações potencialmente perigosas.
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As empresas de ônibus lembram, porém, que um trânsito seguro se faz com a colaboração de todos. A canaleta é de uso exclusivo dos ônibus, sendo seu uso proibido. Ao atravessar a rua, preste muita atenção: olhe para os dois lados e lembre-se de que o Ligeirão Norte-Sul faz ultrapassagem nas canaletas. Cuidado para não se distrair com o celular ou fones de ouvido.
“Tragédia anunciada”
As operadoras alertam ainda para a prática de “pegar rabeira”, quando adolescentes de bicicleta se prendem no ônibus em movimento e alguns até fazem manobras. “É uma tragédia anunciada”, diz o motorista de ônibus Valmir Gotiki.
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O gerente de tráfego, Claudio Mariano, elenca as situações que podem ocorrer: “Pode haver o atropelamento do adolescente, o motorista pode ser obrigado a frear bruscamente, derrubando passageiros dentro do ônibus, e a operação pode ser travada, deixando a população sem um meio de transporte”.