Quem estiver em Paranaguá e região neste feriado do Dia do Trabalhador poderá participar do mutirão do projeto Andada, que vai pintar a ponte de pedestres que liga a parte continental da cidade histórica à Ilha dos Valadares, tradicional comunidade caiçara do Litoral do Paraná. A ação vai acontecer de 1 a 4 de maio, das 9h às 19h.
Idealizado pelo artista Gio Negromonte, o projeto visa dar nova vida ao local, além de promover a preservação cultural e ambiental. Assinada por Gio, a arte que passará a estampar a ponte é inspirada no movimento dos caranguejos e nos manguezais da região. Ao todo, a obra terá mais de 1.500 metros quadrados.
Podem participar da pintura da ponte pessoas de todas as idades que estejam interessadas em contribuir. Será servido, como manda a cultura da retribuição caiçara, o Barreado — comida típica da região — para todos os voluntários.
Limpeza dos manguezais e baile de fandango
O projeto também vai incluir um mutirão de limpeza de manguezais da região, que será feito com auxílio dos Guardiões dos Manguezais Parnanguaras. A limpeza será feita na quinta-feira (1º), das 9h às 11h. O ponto de encontro para os interessados em participar é a Praça Cyro Abalem, Rua Itiberê, s/ número, Ilha dos Valadares.
No domingo (4), haverá também uma festa com Baile de Fandango, ritmo típico da região, para celebrar a finalização da ação. A comemoração também será na praça Cyro Abalem e contará com apresentação do Grupo Viola Afinada, do Mestre Zeca da Rabeca.