Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão, a partir de segunda-feira (14), vacinar-se contra diversas doenças sem sair de seus locais de estudo em uma campanha promovida pelo Governo do Estado. A iniciativa seguirá até 31 de maio.
O objetivo é ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas escolas públicas de educação básica — cerca de 2,4 milhões de estudantes — e também nas 500 escolas associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) em todo o Paraná. Outras escolas particulares também podem participar da ação.
As programações para as aplicações das doses ficarão a cargo do planejamento dos estabelecimentos de ensino e das equipes de saúde, respeitando as particularidades de cada um. A meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, Febre Amarela e Covid-19 e ainda o resgate para a vacina HPV.
Os alunos também poderão atualizar outras vacinas, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e DTP. Elas previnem, entre outras doenças, coqueluche, difteria, tétano e hepatite B. Antes de cada vacinação as equipes de saúde irão avaliar a carteirinha do estudante para determinar quais vacinas ele poderá receber.
Reforço da vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira (1º)
A imunização será feita dentro das instituições de ensino e está condicionada à assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, que serão entregues a eles pelas escolas. Após a assinatura, o documento deverá ser devolvido à escola pelo estudante, que, em caso de aprovação, deverá levar também a carteira de vacinação. Os pais também vão poder acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias