A Prefeitura de Curitiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (21) um programa que vai dar até seis passagens de ônibus por mês para quem está à procura de um emprego. Os inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine) da capital, que tiverem entrevistas de emprego ou processos seletivos a disputar, vão receber duas passagens por encaminhamento (ida e volta), com um limite de no máximo três entrevistas ou processos seletivos por pessoa e por mês.
Para ter direito ao benefício, o interessado precisa ser encaminhado à seleção exclusivamente por uma das dez unidades do Sine administradas pelo município (confira os endereços) ou pelo Sine Móvel (leia mais abaixo). O valor equivalente ao das duas passagens será carregado no cartão-transporte Urbs, na categoria “Usuário”, nas unidades do Sine, em máquinas já instaladas pela Urbs.
O candidato poderá utilizar a gratuidade em qualquer linha urbana da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, com exceção da Linha Turismo, e fazer as integrações disponíveis. Para poder usufruir do benefício do programa, batizado de Tarifa Zero a Caminho do Emprego, o candidato terá que:
- Ser morador de Curitiba;
- Ter renda familiar de até três salários mínimos;
- Ter cadastro no e-Cidadão;
- Apresentar número do CPF e documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista);
- Levar o cartão-transporte Urbs categoria “Usuário”, registrado no seu nome.
Sine Móvel
Para facilitar a vida do trabalhador, a Prefeitura de Curitiba também lançou nesta sexta-feira o Sine Móvel, veículo que vai percorrer os bairros da cidade para a solicitação de encaminhamentos às vagas de trabalho.
O Sine Móvel e o Urbs Móvel terão agenda comum nas próximas semanas, permanecendo no mesmo local para que o trabalhador possa fazer o cartão-transporte Urbs e ser encaminhado pelo Sine na sequência. Nesta sexta-feira, os dois veículos estarão no Pinheirinho. A agenda do Sine Móvel pode ser conferida aqui.
O Sine Móvel tem horário de atendimento das 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira. Já o Urbs Móvel, por sua vez, funciona das 10h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira. Consulte aqui a agenda do serviço da Urbs.
Quem fará a fiscalização
A gratuidade de passagens no transporte coletivo dentro do Tarifa Zero será registrada em um novo sistema desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e TI (Smati) para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Os atendentes dos Sines municipais receberam treinamento para operar a nova plataforma, que está sendo integrada à da Urbs e do e-Cidadão. A integração vai permitir que os Sines da cidade façam o controle da quantidade de entrevistas marcadas dentro do programa e das gratuidades concedidas a cada trabalhador.
A partir do terceiro encaminhamento gerado para o trabalhador no mesmo mês, o atendente do Sine vai analisar o histórico dos processos seletivos anteriores e, verificando a pertinência do quadro, pode autorizar a um novo encaminhamento com a isenção tarifária. O limite de três encaminhamentos mensais por candidato é uma característica do sistema do Sine Nacional, do Governo Federal, que também é utilizado em Curitiba.
Em caso de uso indevido das passagens do programa, o cartão-transporte será bloqueado e o acesso ao programa será suspenso por 30 dias. Em caso de reincidência, será acrescido de mais 30 dias e, assim, sucessivamente.
A Urbs, por sua vez, fará o controle financeiro do programa, promovendo a disponibilização dos créditos nos equipamentos dos Sines curitibanos. A empresa fará a auditoria das recargas, avaliando a quantidade e seus respectivos valores, a frequência e o tipo do cartão, bem como as repetições de recarga por cartão e por período. Fará a verificação constante dos saldos dos equipamentos e o recebimento de aportes para garantir a perenidade do programa.
O subsídio para custear o programa, estimado entre R$ 500 mil a R$ 1 milhão por ano, virá de receitas de publicidade no transporte coletivo, como na TV do ônibus (Midialand) e equipamentos de mobiliário urbano, da Clear Channel.
Programa foi promessa de campanha de Pimentel
Assim como a meia tarifa aos domingos e feriados, a isenção do ônibus para quem está à procura de emprego foi uma promessa de campanha do prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Ele participou nesta sexta da solenidade de lançamento do Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que foi realizada no Terminal do Pinheirinho, na zona sul de Curitiba.
Com informações da Prefeitura de Curitiba