O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu no final da semana passada a Licença Prévia (LP) para a segunda fase da requalificação da Orla de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. O trecho de 2,77 quilômetros compreende a região entre os balneários de Santa Terezinha e Ipanema. O documento possibilita que, agora, seja elaborado o edital de licitação da revitalização.
A proposta prevê obras de saneamento e infraestrutura, incluindo a requalificação e continuação da via beira-mar, calçadões, 13 lounges urbanos, três quiosques e três passarelas de acesso à praia.
O pregão da licitação da revitalização será proposto na modalidade de contratação integrada, com a empresa vencedora ficando responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo e das ações necessárias para a emissão da Licença de Instalação (LI), certidão que permite o início da obra. O projeto está sendo desenvolvido pelo IAT em parceria com Paraná Projetos, serviço social autônomo ligado à Secretaria de Estado do Planejamento.
Primeira fase da revitalização já está em andamento
A primeira etapa da obra, ao longo dos 3,66 quilômetros entre os balneários de Monções e Canoas, já está em andamento. A licitação, homologada pelo IAT, foi vencida pelo Consórcio Orla de Pontal, que apresentou o menor preço durante a disputa – o investimento será de R$ 34,5 milhões.
As melhorias envolvem novo calçamento, pista para corrida, ciclovia, quiosques e áreas de lazer. Além deste viés esportivo e de lazer. Estão previstas opções de acessibilidade, como sinalizações, passarelas para pedestres e demais dispositivos. Está em planejamento, ainda, a modernização do Molhe e Guia de Corrente, que ficam na desembocadura do Canal Artificial do DNOS em Pontal do Sul.
Modernização do Litoral do Paraná
O projeto de requalificação da Orla de Pontal do Paraná faz parte de uma série de obras do Governo do Estado com o objetivo de modernizar o Litoral paranaense. Os projetos já contam com aporte de mais de R$ 1 bilhão desde 2019.
Os investimentos incluem a nova Orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba e obras de duplicação das estradas entre Garuva e Guaratuba e de Matinhos a Praia de Leste, sem contar outras concessões rodoviárias com trechos em Paranaguá.
Com informações da Agência Estadual de Notícias