O Laboratório Multiusuário e de Prestação de Serviços da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), batizado como AgriTech Symbiosis Lab, vai marca presença no Show Rural 2025, um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil. Durante o evento, o laboratório apresenta suas iniciativas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI), além dos serviços técnicos especializados.
O projeto é composto por uma rede de laboratórios especializados, incluindo: LabLES: Laboratório de Engenharias Sustentáveis; LPS: Laboratório de Separação de Processos; Lepeq: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Engenharia Química; Genpec: Grupo de Estudos em Materiais Nanoestruturados, Eletroquímica e Catálise; e Lamibi: Laboratório de Microbiologia e Biotecnologia.
Todos os serviços do Agritech Symbiosis Lab estão reunidos neste site. As áreas de atuação abrangem aproveitamento e transformação de matérias-primas secundárias do processamento de alimentos, especialmente do setor de proteínas, para produzir produtos de alto valor agregado, como hidrolisados proteicos, colágeno e queratina; produção de bioinsumos, como inoculantes de solo, biochar e fertilizantes orgânicos; extração de compostos bioativos de plantas e matérias-primas de origem animal para aplicação em fitofármacos e biofármacos; e desenvolvimento de biomateriais para liberação controlada de ativos, regeneração óssea e celular.
Além das pesquisas, o AgriTech Symbiosis Lab se destaca na prestação de serviços laboratoriais e técnicos para a comunidade acadêmica e empresas, especialmente do setor de proteína animal. Ele agrega ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica e é um eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar na região Oeste.
No estande da Unioeste juntamente com as atividades do AgriTech Symbiosis Lab, também são apresentados os outros pilares do AgriTech Symbiosis: a Rede de Pesquisadores, que reúne as expertises dos professores das universidades Unioeste, UTFPR, UFPR e UEL, e o HUB de Inovação, estruturado para atender demandas de P&DI e serviços técnicos especializados nas áreas de agricultura, produção animal, agroindústria, tratamento de águas e efluentes, produção de ativos naturais e nutracêuticos, biomateriais e testes de segurança e eficácia.
Com informações da Agência Estadual de Notícias