Começa nesta quinta-feira (6), às 10h, a venda de ingressos para o 33º Festival de Curitiba, que traz à capital paranaense mais de 350 atrações, entre espetáculos de teatro, dança, humor, música etc. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria oficial, no Shopping Mueller, ou pelo site do evento. As atrações variam de gratuitas às que custam R$ 85 (mais taxas administrativas).
O evento vai ocupar mais de 70 espaços da cidade — inclusive as ruas — entre 24 de março e 6 de abril. A programação, divulgada na manhã de quarta-feira (5), inclui homenagens à vida de artista e a Dalton Trevisan, além de discussões sobre o etarismo e o retorno de peças internacionais, com quatro espetáculos latino-americanos.
No primeiro grupo, está o espetáculo que abre a 33 edição do Festival no dia 24 de março: “Os Mambembes”. Baseado na comédia escrita por Artur Azevedo em 1904, ele traz Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti representando atores que, acompanhados de um músico — Caio Padilha —, viajam o Brasil transformando a praça pública em teatro com um ônibus que se torna cenário.
Está também a peça “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná que homenageia Dalton Trevisan. Com direção de Nena Inoue, a montagem apresenta mais de 30 contos do escritor e trechos de cartas inéditas que ele trocava com seus pares. O contista, que completaria 100 anos em 2025, participou do processo de criação da atração.
![](https://oluzeiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20240205-festival-curitiba-bilheteria-mueller-1024x682.jpg)
Ambos os espetáculos compõem o grupo de cerca de 30 peças da Mostra Lucia Camargo, escolhidas pela curadoria formada pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar e o dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa. Eles vão trazer nomes como Débora Falabella, Renata Sorrah, Gregório Duvivier, Heloísa Pérrissé, Marcelo Serrado, Reynaldo Gianecchini e outros importantes nomes aos palcos curitibanos.
A codiretora do Festival, Fabiúla Passini, destacou a pluralidade da mostra, que inclui atrações oriundas de diversos estados do país, além de peças internacionais. “É muito legal esse cuidado que a curadoria tem”, afirmou durante o lançamento da programação. “Dentro da Mostra, temos as cinco regiões do Brasil”, completou.
Entre as peças de fora do país, o destaque é “A Velocidade da Luz”, dirigida pelo premiado argentino Marco Canale e apresentada gratuitamente na Praça Santos Andrade. O espetáculo é montado junto de pessoas idosas selecionadas em Curitiba, nascendo de suas memórias, conflitos do presente e imaginação de futuro, além das relações com a cidade.
Essa é uma das atrações que levanta a discussão sobre o etarismo no Festival. Outra é a peça “O Fim é Uma Outra Coisa”, protagonizado pela atriz Zora Tikar Santos e dirigido por Grace Passô, que conduz um encontro em que os saberes alquímicos e ancestrais da protagonista estão em jogo entre suas memórias, sonhos e as influências indígenas e negras no país.
![](https://oluzeiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20240205-festival-curitiba-daqui-ninguem-sai-683x1024.jpg)
Confira os destaques da programação:
Mostra Lucia Camargo
Guairão
- “Prima Facie”, primeiro solo de Débora Falabella, que chega ao Festival após imenso sucesso, causando comoção nacional e internacional, e com três indicações ao Prêmio Shell, de Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Música;
- “Ray – Você Não Me Conhece”, musical que retrata a trajetória de Ray Charles desde os primeiros passos na música até sua consagração como um dos maiores ícones, ressaltando sua luta pelos direitos civis e o papel como voz contra as injustiças sociais;
- “Brilho Eterno”, comédia romântica com Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller, altamente aclamada pela crítica e que conquistou quatro prêmios, incluindo o de “Melhor Espetáculo” no Prêmio Bibi Ferreira;
- “O Céu da Língua”, espetáculo de Gregorio Duvivier com direção de Luciana Paes que estreará em Curitiba após sucesso de público e de críticas em Portugal e no Rio de Janeiro;
- “Avesso do Avesso”, comédia em que, ao apresentarem histórias de supostos casais, Heloísa Périssé e Marcelo Serrado vivem vários personagens em esquetes que conduzirão a plateia às gargalhadas.
Guairinha
- “Daqui Ninguém Sai”, novo espetáculo do Teatro de Comédia do Paraná, com direção de Nena Inoue. A montagem apresenta mais de 30 contos de Dalton Trevisan, que completaria 100 anos em 2025, e trechos de cartas inéditas do autor com outros escritores, tendo em seu processo de criação a participação do contista curitibano.
- “Alaska”, drama que traz Rodrigo Pandolfo dirigindo e atuando ao mesmo tempo pela primeira vez em sua carreira. Misteriosa, a história gera uma grande porta aberta para diferentes interpretações do público;
- “Rei Lear”, posicionada entre os melhores espetáculos pela Folha de São Paulo no último ano, conecta a dramaturgia shakespeariana ligada à vida da drag queen contemporânea, tendo o protagonista sido indicado ao Shell de melhor ator;
- “Júpiter e a Gaivota – É Impossível Viver Sem o Teatro”, drama em que a Companhia Setor de Áreas Isoladas cria uma nova escritura cênica da obra “A Gaivota”, do russo Anton Tchékhov, para discutir a ideia de amor e evocação nos tempos atuais, a partir de uma leitura feminina, contemporânea e brasileira;
- “Nebulosa de Baco”, da premiada companhia curitibana Stavis-Damaceno, com dramaturgia de Marcos Damaceno, que traz para a capital paranaense pela primeira vez o seu novo espetáculo, sucesso de críticas em sua estreia no Rio de Janeiro, com Rosana Stavis e Helena Jorge.
Teatro José Maria Santos
- “Cabaré Haikai”, que parte de obras consagradas de Paulo Leminski, que completaria 80 anos em 2024, com sua filha Estrela Leminski na dramaturgia, reflexiona sobre seu legado como poeta e escritor, mas também consagra a sua vertente musical;
- “Língua”, uma elogiada trama criada em português e em Libras para refletir sobre os impasses de comunicação universais, sem colocar a condição de surdez como tema central da história, conta com diração de Vinicius Arneiro;
- “A Última Ceia”, projeto que teve sua estreia em 2024 no Kunstenfestivaldesart (Bruxelas), tendo sido apresentado também no Kaserne Theatre (Basel), Theaterformen (Braunschweig), Berlim (Sophiensaele) e em São Paulo (Casa do Povo), em uma peça-jantar que parte do famoso quadro homônimo de Leonardo Da Vinci e do acontecimento bíblico para se perguntar sobre como criar uma imagem final que persista, ainda que aquele grupo não exista mais;
- “Homens Pink”, documentário contemporâneo da La Vaca Companhia de Artes Cênicas, de Florianópolis, projeto que iniciou sua trajetória com um premiado filme documentário, traz ao palco do Teatro José Maria Santos uma performance que celebra o orgulho da ancestralidade LGBT+;
- “Sebastião”, um musical da companhia Ateliê 23, de Manaus, inspirado no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que traz à cena questionamentos e afirmações sobre corpos que ainda são postos à margem dos cuidados e do direito à existência.
Teatro da Reitoria
- “AO VIVO [dentro da cabeça de alguém]”, com texto original e direção de Marcio Abreu, com Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bixarte, da Companhia Brasileira de Teatro, com montagem formada por diferentes elementos de diversos campos de memória dos artistas que a compõem;
- “Bom Dia, Eternidade”, drama musical do Grupo O Bonde, em que em cena os atores e atrizes são espelhados por músicos com mais de sessenta anos, alguns influentes pré bossa-nova, num jogo cênico carregado de simbolismo;
- “IN ON IT”, sucesso de público e crítica, estrelado por Emílio de Mello e Fernando Eiras, que volta depois de 15 anos com uma temporada aclamada em 2024;
- “Trivial – Um Espetáculo de B-Boys”, o premiado espetáculo porto alegrense de dança urbana , que traz à cena seis bailarinos da periferia, que cruzam o trivial cotidiano e as dificuldades comuns da região em que vivem e o preconceito com a expressão artística, em que dançar breaking é a forma de expressão e profissão que sustenta.
![](https://oluzeiro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20240205-festival-curitiba-brilho-eterno-759x1024.jpg)
Caixa Cultural Curitiba
- “No Estoy Solo”, performance vinda diretamente da Argentina, em que Iván Haidar, um dos mais importantes coreógrafos do país vizinho, usa o toque como ferramenta para ativar os sentidos como veículo de comunicação;
- “El Desmontaje”, do Uruguai, um híbrido entre conferência, documentário e peça de teatro, que destaca a respeitada dançarina, coreógrafa, atriz, diretora e professora de literatura Jimena Márques, e abre a possibilidade de redefinição da cena, questionando diferentes formas possíveis.
Teatro Cleon Jacques
- “Gaviota”, vindo também direto da Argentina e aclamado pelo mundo todo, faz sua estreia nacional. Um drama que desafia as convenções teatrais, com um elenco feminino notável, em que quase não há limite entre o espaço da ficção e o do público;
- “O Fim É Uma Outra Coisa”, montagem experimental premiada no 8º Prêmio Leda Maira Martins, da atriz e pesquisadora da culinária afro mineira Zora Tikar Santos, que conduz um encontro em que seus saberes alquímicos e ancestrais estão em jogo entre suas memórias, sonhos e as influências indígenas e negras no país.
Teatro Paiol
- “Monga”, direto de Fortaleza, Ceará, da Catástrofe Produções e Corpo Rastreado, em uma continuidade da pesquisa de Jéssica Teixeira iniciada no seu primeiro solo “E.L.A” (2019), em que o seu corpo estranho se fez matéria bruta para suas construções dramatúrgicas.
Espetáculos de Rua
- “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, na Ruína de São Francisco, que mistura a música, o circo, o teatro de animação e a dança em um solo performático, que tem como principal objetivo abordar temas despóticos;
- “A Velocidade da Luz”, na Praça Santos Andrade, dirigido pelo premiado argentino Marco Canale, em que a montagem é criada junto de pessoas idosas selecionadas em Curitiba, nascendo de suas memórias, dos conflitos do presente, da imaginação de futuro e de suas relações com a cidade que habitam. A montagem foi criada na Argentina (FIBA, 2017), Alemanha (Festival Theaterformen, 2019), Japão (Tokyo TOKIO Festival, 2021), Suíça (FAR – Nyon, 2022), Espanha (FIT de Cádiz, 2023), Brasil (Festival Mirada, 2024) e no Chile (Centro GAM, 2024).
Mostra Fringe
- Com parte de sua programação gratuita e acessível a todos os públicos, a mostra ocupa teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com aproximadamente 280 espetáculos, produzidos por mais de 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e de outros países, como Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos, sendo 153 deles apresentados de forma gratuita e 18 no sistema “Pague Quanto Vale”.
Interlocuções
- O Interlocuções foca em ações formativas, que objetivam a experiência e a integração entre artistas e público, estimulando o pensamento crítico sobre as artes cênicas e atraindo também estudantes de grupos. Com parte de sua programação indicada pela curadoria da Mostra Lucia Camargo, estão previstos vários debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros para a edição de 2025, com programação totalmente gratuita.
Mostra Surda de Teatro (Sesc da Esquina)
- “Vozes Silenciadas”, drama de Fortaleza, em uma performance que dramatiza relatos reais de surdos do interior cearense;
- “A Chapeuzinho Azul”, contação de história infantil, também de Fortaleza-CE, que transporta o público para uma floresta repleta de personagens únicos, cada um com lições valiosas sobre a cultura surda;
- “A Palhaça Surda Mara”, direto do Ceará, em que a talentosa artista surda Lyvia Cruz apresenta sua mais recente performance, assumindo o papel da adorável e divertida Palhaça Mara;
- “A Astronauta Mara: Aventuras no Mundo das Bocas e das Mãos“, espetáculo infantil, também do Ceará, em uma apresentação bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) que leva o público em uma jornada cósmica, promovendo inclusão e diversidade;
- “Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui”, de Belo Horizonte, com uma produção teatral que aborda a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras, ao explorar questões de identidade, representatividade e resistência;
- “Ilíada em Libras – Canto I”, uma montagem teatral da Ilíada de Homero, com o ator Jonatas Medeiros, traduzido e performatizado na Língua Brasileira de Sinais;
- “Movimento de Escuta”, um espetáculo de dança sobre cultura surda da Cia de Dança SOM, do Rio de Janeiro, composta por cinco bailarinos surdos.
Guritiba
- “O Menino Maluquinho – O show”, do Grupo Tupi Pererê, que é uma releitura da obra com as canções de Rosy Greca e uma homenagem para Ziraldo e todos os fazedores de arte para crianças;
- “Ítaca”, peça de São Paulo, que conta sobre um barco, tripulado por um único, valente e pitoresco marinheiro, que cruza o oceano, em uma história com humor sensível e técnica apurada;
- “Dinossauros do Brasil”, nova montagem da Pia Fraus, de São Paulo, que comemora 40 anos de história, com 13 cenas independentes que contam o surgimento dos dinossauros brasileiros até os dias atuais;
- “Elefanteatro”, um dos mais aguardados desta edição, de Belo Horizonte, em que um enorme elefante, um ser sagrado e gigante, feito com materiais reciclados e sucata, caminha acompanhado por uma multidão que ele mesmo forma, em uma apresentação surpreendente e gratuita no Passeio Público.
MishMash
- Mostra de variedades artísticas e performáticas que diverte famílias inteiras com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, ocorre nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro UP Experience – Universidade Positivo, com curadoria de Rafael Barreiros, o Palhaço Alípio. Com o tema “Histórias Fantásticas”, a edição deste ano do MishMash contará, por meio da arte, as histórias marcantes dos artistas que irão compor o espetáculo.
Risorama
- Mantendo sua tradição em formato de umgrande comedy club com os maiores nomes do humor do país, o Risorama chega em sua maioridade, na 21ª edição, com humoristas de destaque da televisão, da internet e dos palcos. Com apresentações com serviço de bar ao público e tendo como anfitrião Diogo Portugal, um dos precursores do stand-up no Brasil, o mais tradicional festival de humor nacional ocorre de 27 de março a 1º de abril, na Live Curitiba. Entre os confirmados, estão Nany People, Diguinho Coruja, Criss Paiva, Rodrigo Marques, Dra. Rosângela, Fabiano Cambota, Matheus Ceará, Afonso Padilha, entre outros.
Gastronomix
- Com curadoria do estrelado Chef Celso Freire, o festival de gastronomia conta com a participação de restaurantes e chefs nacionais e internacionais premiados. Já estão confirmados nomes como Flávia Quaresma, do Rio de Janeiro, Felipe Schaedler, do “Banzeiro”, de Manaus, Heiko Grabolle, do “Pommitz”, de Santa Catarina, Vitor Bourguignon, do “Stro” e “Boi and Beer”, de Curitiba, e Rafael Lafraia, do “Curry Pasta”, entre outros. Aulas-show e atividades para toda a família fazem parte da programação. O Gastronomix ocorre nos dias 28, 29 e 30 de março, das 11h às 18h, na Universidade Positivo, anexo ao lago e ao Espaço de Eventos.
*Com informações da assessoria de imprensa