A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiu a marca de 32% de execução, de acordo com o relatório de obras do mês de novembro. Este mês, o trabalho de construção foi focado em preparar a base e as estruturas do trecho da ponte que será montado previamente e sustentado por cabos. Isso incluiu atividades como fincar as bases no solo, escavar, e colocar concreto, além de fabricar e instalar as grandes peças que vão sustentar a ponte. Também começaram a posicionar essas peças e concretar os blocos que darão suporte aos cabos.
O trecho estaiado da obra da Ponte de Guaratuba tem 320 metros de extensão. O maior vão da ponte é no trecho estaiado, com 160 metros de comprimento, que comporta o canal de navegação com dimensões de 90 metros em largura por 19 metros de altura. Em novembro, as 16 estacas dos apoios centrais do trecho estaiado foram finalizadas.
Com isso, foram realizadas duas etapas de concretagem do bloco de coroamento do Apoio 4, totalizando 830 metros cúbicos de concreto. Na segunda etapa, que exigiu cerca de 30 horas de trabalho ininterrupto, foram utilizados 650 metros cúbicos de concreto, transportados por 82 caminhões betoneiras.
Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 30 estacas concluídas, sendo 16 do trecho estaiado e 14 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Ao final do mês, foi iniciado o lançamento das vigas longarinas pré-moldadas. Cada uma dessas vigas, com peso de 75 toneladas, 40 metros de comprimento e 2 metros de altura, é cuidadosamente transportada por uma treliça lançadeira, garantindo que cada peça seja posicionada com precisão.
Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, foram iniciados os serviços de contenções. E em Matinhos, ocorreu a continuidade na implementação de desvio provisório no tráfego.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.