O leilão do Lote 3 do pedágio no Paraná, vencido nesta quinta-feira (12) pela CCR Rodovias, promete melhorar a infraestrutura viária da porção norte do Paraná com investimentos de R$ 9,87 bilhões em obras e R$ 6,04 bilhões em conservação e operação. O lote abrange 569,75 quilômetros de rodovias federais e estaduais (BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090).
Entre as melhorias previstas estão duplicações, construção de contornos rodoviários, novas ciclovias, passarelas e viadutos em importantes rodovias como BR-376, BR-369, PR-445 e PR-323.
As rodovias atendidas no Lote 3 atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.
Serão sete praças de pedágio (cinco existentes e duas novas), localizadas em Sertaneja, Mauá da Serra, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Londrina e na Colônia Witmarsum.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os projetos incluem a instalação de câmeras com tecnologia OCR para reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, painéis de mensagem variável, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico. A conectividade será garantida em toda a concessão.
Esses contratos também permitirão a migração do sistema de cobrança convencional (praça de pedágio) para o sistema eletrônico de livre passagem (Free Flow), a pedido do Governo do Estado.
Outra vantagem do novo modelo é para os motoristas que costumam passar pelas praças de pedágio mais de uma vez ao mês. O sistema chamado de Desconto de Usuários Frequente (DUF) garante um desconto percentual cumulativo e variável de acordo com a praça baseado em cálculos técnicos ao longo de um mesmo mês. Usuários de tags também serão beneficiados com tarifa menor.
Veja abaixo as principais melhorias previstas para os trechos que foram leiloados. O prazo de concessão é de 30 anos.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, serão construídos dois novos contornos rodoviários na BR-376. O Contorno Norte de Ponta Grossa, previsto para o 6º ano da concessão, terá uma Passagem Superior sobre a ferrovia, e no km 4 um viaduto do tipo Parclo, para condutores trocarem de sentido utilizando a interseção em desnível.
Seis pontes duplas (uma para cada sentido de tráfego) serão construídas sobre o Arroio Chapadas e o Rio Congonhas, do km 6 ao km 8, e um Parclo também no km 8, e outras duas pontes sobre o Rio Pitangui, km 13, próximo à Frísia Cooperativa Agroindustrial, onde o contorno termina, ao chegar na PR-151.
O Contorno Leste de Ponta Grossa terá 27,7 quilômetros de extensão e está previsto para o 7º ano de concessão. será implantado um novo trevo rodoviário. No km 1 também será implantada uma Passagem Superior sobre linha de trem e outra no km 2, sobre o acesso à Terras Alphaville, seguida por duas pontes sobre o Rio Pitangui e um viaduto Parclo, todos no km 3.
Outra Passagem Superior será construída sobre a ferrovia do km 5, e um viaduto do tipo Diamante (em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita) será executado no cruzamento com a Estrada do Alagados, no km 7. Duas pontes serão construídas sobre o Rio Verde, no km 9, e um viaduto do tipo Trombeta, que tem três ramos de acesso, será construído no km 11, logo antes do Contorno Leste aproveitar o traçado da Estrada Pery Pereira da Costa até chegar no entroncamento com a PR-513, onde será executado outro Trombeta.
Rodovia do Café
O Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná vai concluir a duplicação da Rodovia do Café (BR-376) entre Mauá da Serra e Ponta Grossa.
Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, vai receber as duas únicas áreas de escape previstas no Lote 3, no km 297+350 e no km 305+300, na Serra do Cadeado.
Ortigueira
Ortigueira, nos Campos Gerais, concentra a maior parte da BR-376 em seu território, e consequentemente um grande volume de obras. Três dos quatro segmentos de duplicação serão executados no município, com o quarto segmento alcançando também o território de Imbaú.
Também serão construídos 11 viadutos do tipo Parclo, entre o km 308+400 e o km 368+900, além de outros dois viadutos no km 321.
Já em Ortigueira haverá uma nova ciclovia no km 344 ao km 345, com uma nova passarela também no km 345. Por último, será duplicada a ponte sobre o Rio Imbauzinho, no limite com Imbaú.
Imbaú
O quarto e último segmento de duplicação da BR-376 termina no território de Imbaú, no km 375+900, se conectando ao trecho já duplicado da rodovia, que segue com pista dupla até chegar em São Luiz do Purunã.
Também estão previstas para o município novas pontes sobre o Rio Imbauzinho e sobre o Rio Caçador, quatro viadutos do tipo Parclo nos kms 372+600, 376+900, 381+050 e 390+180, e um Diamante no km 386+300. No perímetro urbano da cidade serão construídas uma passarela de pedestres no km 378,700, em frente ao Verona Supermercados, e uma ciclovia do km 378+300 ao km 379+700.
Tibagi
Apesar da sede do município ficar distante da BR-376, boa parte da rodovia, já duplicada, fica no território de Tibagi. Para este trecho estão previstos 10 viadutos do tipo Parclo, do km 396+100 ao km 448+760, e também uma passarela no km 404, no centro do distrito de Caetano Mendes.
Apucarana
O Contorno Leste de Apucarana terá 13 quilômetros e 830 metros de extensão em pista dupla, sete viadutos e 10 pontes. O seu km zero faz entroncamento com a BR-369 próximo à Subestação Nova Aricanduva, começando na verdade dentro do território de Arapongas. Daí ele segue até a BR-376, encontrando a rodovia próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Apucarana. Tanto no início quanto no fim do contorno serão implantados viadutos do tipo Trombeta, que possuem três ramos de acesso.
As 10 pontes serão implantadas em cinco locais, sendo duas estruturas paralelas em cada um. Elas vão ficar nos km 0+840, km 3+600, km 6+600, km 10+060 e km 12+880.
Ainda em Apucarana, está prevista a duplicação do Contorno Norte (PR-170) do km 108+360 ao km 120+001, com implantação de um novo viaduto do tipo Trombeta no entroncamento com a BR-376 e um Parclo no km 115+120. Também serão duplicados os viadutos sobre a linha ferroviária no km 119+150 e no km 108+360, este último no entroncamento com a BR-369.
Além dos contornos novos, o município vai ganhar também, na BR-376, uma passarela no km 237+300, próximo à estrada Nova Ucrânia; mais um viaduto no km 241+700; e a duplicação da rodovia entre o km 245+140 e o km 245+520, bem como uma passarela para pedestres no km 245+300. E na BR-369 será implantada uma ciclovia do km 197+700 ao km 200+670.
Califórnia
O município de Califórnia vai ganhar um contorno rodoviário paralelo à BR-376, com 5 quilômetros e 460 metros de extensão, todo em pista dupla. Serão construídos dois viadutos do tipo Trombeta no início e no final do contorno, entroncamentos com a rodovia federal. Também serão implantadas quatro pontes novas em dois locais, com duas estruturas paralelas em cada um, no km 0+160 e km 5+280.
E na própria BR-376, ainda no território de Califórnia, será construído um Parclo no km 250+300, logo antes do novo contorno; uma ciclovia no perímetro urbano, do km 253+600 ao km 254+700; após o contorno será duplicado o trecho da rodovia entre o km 256+000 e o km 256+700; e, por último, um Parclo no km 260.
Londrina
Para o município de Londrina estão previstas obras para melhorar a trafegabilidade da PR-445 no perímetro urbano. Serão implantadas faixas adicionais de tráfego desde o km 74 até o km 82, já em Cambé, entre a Avenida Madre Leônia Militão e a BR-369, em ambos os sentidos da rodovia.
Estão previstas novas passarelas para pedestres no km 74+970, em frente ao Igapó Comercial e no km 77+470, na altura da Avenida Vinicius de Moraes, ambas próximas à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também será construído um novo viaduto do tipo Passagem Superior no km 78+215, na altura da Rua Marechal Hermes da Fonseca, e implantada uma ciclovia do km 68+150 ao km 73+270.
Com informações da Agência Estadual de Notícias