A Assembleia Legislativa do Paraná encerrou no último sábado (30) o prazo para que a população paranaense enviasse sugestões para o Orçamento estadual de 2025. Este foi o primeiro ano de adoção da iniciativa de participação popular na formulação de onde será gasto o dinheiro do Estado.
O “Orçamento da Gente”, como foi batizado o programa, terminou com o recebimento de mais de 8 mil contribuições de entidades da sociedade civil organizada e da população em geral.
As sugestões foram entregues, nesta segunda-feira (2), ao presidente da Comissão de Orçamento, Luiz Cláudio Romanelli (PSD) e ao relator do Orçamento, deputado Evandro Araújo (PSD) e, agora, serão analisadas uma a uma pela comissão, podendo ser transformadas em emendas.
“Até o final do ano, votaremos esse Orçamento no Plenário da Assembleia e, certamente, contemplaremos o maior número possível de emendas vindas diretamente da população paranaense. São obras e investimentos apontados pelo cidadão paranaense que entrarão entre as despesas programadas para o próximo ano”, comentou o primeiro secretário da Assembleia, Alexandre Curi (PSD). Ele foi eleito no último dia 11 de novembro e será o presidente da Casa a partir de 2025.
“Fizemos um chamado à população e fomos atendidos. Esse é o nosso compromisso: a Assembleia Legislativa do Paraná, a casa do povo, cada vez mais próxima de seu povo”, acrescentou.
“A Assembleia Legislativa convocou todos os paranaenses para dar sugestões na Lei Orçamentária Anual, com o Programa Orçamento da Gente, e o resultado foi histórico. Recebemos sugestões de todas as regiões do Paraná. Fizemos uma ampla campanha convidando a população a participar e as sugestões foram enviadas através do site da Assembleia”, disse o atual presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).
Sugestões nas mais diversas áreas
As principais reivindicações e demandas externadas pela população estão distribuídas em áreas como educação, infraestrutura, saúde, segurança pública, agricultura, turismo e lazer. As sugestões são feitas por pessoas de todas as regiões do Estado, de cidades maiores, como Maringá e Cascavel, ou municípios menores, como Guaraqueçaba ou Cantagalo.
A duplicação de diversos trechos da PR-323 em diferentes municípios é uma das sugestões registradas no documento. Entre os argumentos está o de que a melhoria da infraestrutura vai incentivar a indústria, o comércio, o turismo e a mobilidade, fomentando o progresso nas localidades aonde a duplicação ocorrer.
Outra obra de infraestrutura bastante citada é a implantação de terceiras faixas em trechos das rodovias BR-376 e BR-277, principalmente entre Curitiba e Ponta Grossa. A construção de trincheiras na ligação entre Maringá e o distrito de Iguatemi também está entre as citações.
Na área da Saúde, as pessoas solicitam mais investimento nos serviços e na entrega de medicamentos gratuitos pela rede estadual. Também há pedidos de mais atenção na destinação de recursos para comunidades e localidades do interior, no aumento do monitoramento por câmeras e melhoria da iluminação pública.
Os participantes pedem ainda investimentos na Agricultura, como a contratação de profissionais para atender os produtores; a melhoria das estradas utilizadas para escoar a produção da agricultura familiar; a disponibilização de recurso para aquisição de pequenas máquinas destinada aos pequenos e micro produtores, além de recursos pra aquisição de veículos para o transporte entre as propriedades e os centros de comercialização.
O Turismo e o Lazer também estão entre as sugestões. No documento, há muitos pedidos de incentivo para a infraestrutura voltada ao ciclismo, com rotas de ciclofaixas ligando vias já existentes e cidades próximas, com toda a segurança necessária a ciclistas. Também é solicitado projetos de incentivo e valorização do turismo rural, do ecoturismo e do cicloturismo, além de investimentos nas praias do Litoral. Na cultura, há sugestões para projetos de incentivo e valorização com a promoção de peças de teatro itinerante nos municípios do Paraná.
Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná