Eduardo Pimentel (PSD) tem 52% das intenções de voto, 13 pontos percentuais a mais do que Cristina Graeml (PMB), que aparece com 39%. Os números são do levantamento do IRG Pesquisa, contratado pela RICtv, o primeiro a ser divulgado neste sábado (26), véspera do segundo turno.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-00012/2024, entrevistou 900 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança, de 95%.
LEIA TAMBÉM: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa terão ônibus de graça neste domingo (27)
Os votos brancos e nulos e os entrevistados que declararam que não votam nestes candidatos somaram 6%, enquanto os eleitores que souberam ou não responderam totalizaram 3%.
Considerando os votos válidos, o candidato do PSD tem 57,14% das intenções de votos e a candidata do PMB, 42,86%.
O cenário captado pelo levantamento pouco mudou desde sua última edição, em 19 de outubro, o que é favorável a Pimentel. Ele cresceu três pontos percentuais, enquanto Graeml caiu um e os indecisos, dois. Brancos e nulos se mantiveram no mesmo patamar. Nos votos válidos, ambos tiveram dois pontos a mais.
Cenário espontâneo
Pimentel também lidera no cenário espontâneo, quando os entrevistados respondem sem serem informados quem são os candidatos — mas com uma vantagem levemente menor, de nove pontos percentuais. Ele aparece com 47% e Graeml com 38%.
Os indecisos somaram 9%, indicando que, há poucos dias da votação, os eleitores já estavam mais decididos em relação ao que fazer no domingo. Os votos brancos e nulos e os entrevistados que disseram não votar nos candidatos totalizaram 6%.
Eleitores que não souberam ou não responderam marcaram 9%, enquanto as intenções de votos nulos, brancos ou em nenhum desses candidatos pontuaram com 6%.