A Rua da Cidadania do Cajuru, em Curitiba, vai receber, na próxima quarta-feira (25), das 13h30 às 17h, a primeira edição de 2026 do programa Assembleia nos Bairros, que visa aproximar o poder legislativo do Estado da população. A sessão especial está marcada para as 15h. Esta será a sexta vez que os deputados saem da Assembleia Legislativa do Paraná para visitar um dos bairros da capital.
Além de participar da sessão, a população da regional terá à sua disposição uma ampla oferta de atendimentos e orientações gratuitas. Entre os serviços disponibilizados está o atendimento jurídico gratuito da Defensoria Pública do Paraná, em diversas áreas: família, sucessões, registros públicos, cível, fazenda pública, infância e juventude cível e infracional, violência doméstica e familiar contra a mulher, criminal e execução penal.
Os participantes do evento também terão acesso ao Espaço Empreendedor Móvel, da Agência Curitiba, com atendimento a microempreendedores individuais (MEIs) e orientações para quem deseja formalizar seu negócio. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por sua vez, ofertará vagas de emprego, enquanto a van do Grupo GERAR fará encaminhamentos para oportunidades de jovem aprendiz e inserção no mercado de trabalho.
Na área social, a Fundação de Ação Social (FAS) prestará orientações sobre programas e serviços socioassistenciais, além de realizar atualização e inclusão no Cadastro Único. A COHAB levará informações sobre o programa Casa Curitibana e orientações sobre inscrição habitacional.
Os moradores poderão contar ainda com serviços de utilidade pública, como atendimento da Copel, da Sanepar (com todos os serviços disponibilizados à população), da URBS Móvel e do canal E-Cidadão/156. O Ministério Público do Paraná oferecerá orientações jurídicas à comunidade.
A programação também contempla ações de segurança e cidadania, com participação do Corpo de Bombeiros (exposição de viaturas), Defesa Civil, Guarda Mirim, Patrulha Maria da Penha, programa Cão Amigo e teatro de fantoches educativos. O projeto ABC do Trânsito disponibilizará atividades com óculos de realidade virtual.
Na área da educação, haverá plantão do SERE para credenciamento, informações sobre Vale-Creche, EJA, Curitiba Leitora, com contação de histórias cantadas e exposição de robótica. Também será montado espaço recreativo para crianças e adolescentes.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoverá atividades de educação ambiental, como maquete de bacia hidrográfica, jogos didáticos, exposição do Museu do Lixo, objetos confeccionados com recicláveis e o programa Família Folhas. O Horto Municipal participará com o programa “0,5 Milhão de Árvores”, realizando o fornecimento de mudas.
Na saúde, a população poderá realizar bioimpedância, auriculoterapia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além de receber orientações sobre dengue, alimentação saudável e prevenção ao tabagismo, bem como vacinação conforme o calendário adulto.
Também haverá cadastro para o Armazém da Família e orientações sobre agricultura urbana, além de feira de artesanato e alimentação e divulgação de serviços turísticos, como o “Curitiba na Palma da Mão”.
*Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná


