A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abriu edital para preencher as vagas que sobraram após a realização de vestibular da instituição e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Chamado de Processo Seletivo Simplificado, a seleção dispõe de vagas já para o primeiro semestre de 2026 em dez campi: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Santa Helena e Toledo. As inscrições vão até a próxima terça-feira (24) e podem ser feitas no site da UTFPR.
A seleção é aberta para quem já concluiu o ensino médio. Para a disputa, serão analisadas as notas das edições anteriores do Vestibular UTFPR, a pontuação das cinco últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou até um escore calculado a partir das notas do histórico escolar do candidato.
Apenas não será permitida a participação de quem tem: nota zero na Redação ou nos Conhecimentos Gerais no Vestibular; ou número de inscrição no Enem ou CPF inválidos; ou alguma divergência nos dados.
O processo oferece exclusivamente vagas na modalidade de ampla concorrência. É possível concorrer em até dois cursos de graduação, sendo um em primeira e outro em segunda opção.
A lista de cursos ofertados inicialmente consta no Anexo I do edital. A relação das vagas e cursos vai ser atualizada até o dia 20 de fevereiro, de acordo com o andamento das matrículas nos processos do Sisu e do Vestibular.
Na primeira chamada, a UTFPR poderá convocar até cinco candidatos por vaga disponível. A quantidade de vagas por curso será informado no momento da convocação, após a conclusão da etapa 1 de matrículas do Vestibular e do Sisu. Após o envio dos documentos exigidos em edital, os convocados passam a disputar uma vaga.


