Favorito não quer dizer vencedor. Fato. Mesmo assim não é exagero dizer que nas semifinais do Campeonato Paranaense Coritiba e Athletico são os grandes favoritos para ficarem com as vagas na final.
Diante de Operário e Londrina, os dois grandes da capital trouxeram empates nos primeiros jogos fora de casa. Agora, como representantes da Série A e a indiscutível utilização de elencos principais nas partidas de volta, a dupla Athletiba têm obrigação de chegar na final.
Mesmo que cada confronto tenha sua particularidade, os elencos montados para disputa da elite do futebol brasileiro são bem superiores aos dos adversários. O Fantasma e o Tubarão precisavam muito ter vencido em casa para aumentarem a chance de classificação.
Em Ponta Grossa, o Operário saiu de um 2 a 0 contra do Coxa para chegar à igualdade. Vive um momento de cinco jogos sem perder desde a troca de técnico e teria de resgatar o espírito da final do Estadual de 2015 para se dar bem contra o Verdão no Couto Pereira. Ultimamente, só deu Coritiba nos encontros com os ponta-grossenses no Alto da Glória.
Em um jogo eletrizante no Norte do Paraná, o Londrina saiu na frente, tomou a virada e foi buscar o empate diante dos reservas do Athletico. Os dois times tiveram chances pra vencer. A diferença é que na volta, na Arena da Baixada, boa parte dos titulares do Furacão é que será escalada pra partida.
Desde 2020, Athletico e Coritiba não se encontram na final do Campeonato Paranaense. A chance de reviver o maior clássico do Estado na final é grande, e se algum dos rivais vacilar, vai criar ruídos para a sequência do Brasileirão que já está em pleno vapor.


