As sete universidades estaduais do Paraná iniciaram no último sábado (14) a divulgação dos editais de convocação dos estudantes classificados no Aprova Paraná Universidades, o “Sisu do Paraná”, programa estadual nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal. Ao invés de usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a iniciativa paranaense reserva 20% das vagas de ensino superior a alunos da rede pública, usando para acesso os resultados da Prova Paraná Mais.
Os editais de classificação serão divulgados nas páginas das próprias universidades, às quais os candidatos devem ficar atentos. Participam da iniciativa as instituições que integram o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná – universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).
Também nos próximos dias, após a publicação dos editais de convocação, as universidades estaduais abrem os prazos para matrícula e pré-matrícula dos aprovados, conforme cronograma específico de cada instituição. Alunos selecionados para as listas de espera também devem seguir atentos aos sites das universidades, onde poderão ser divulgados editais de chamadas complementares.
O Aprova Paraná Universidades é um programa desenvolvido em parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Neste ano, 13,4 mil estudantes realizaram 24,2 mil inscrições – cada estudante pôde se candidatar a até dois cursos – para 3.757 vagas em 1,3 mil cursos de nível superior das sete universidades estaduais. Os candidatos concorreram com a nota da Prova Paraná Mais, avaliação realizada por alunos da rede estadual de educação em novembro do ano passado.
As matrículas do “Sisu do Paraná”
Uma vez aprovado, o candidato deve efetuar matrícula na universidade para cuja vaga se candidatou. Como cada universidade possui calendário próprio, será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os avisos, comunicados e informações no site oficial da instituição, a fim de que possa realizar a matrícula de acordo com o cronograma de cada uma delas.
O candidato deverá, também, se atentar aos critérios específicos das universidades para que tenha direito à vaga. Sua seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, estando seu registro acadêmico e matrícula condicionados à comprovação da documentação exigida pela respectiva Instituição de Ensino Superior.
A necessidade de acompanhar as chamadas complementares
O Governo do Paraná também reforça a importância de que os candidatos ao Aprova Paraná Universidades acompanhem atentamente as chamadas complementares das Instituições de Ensino Superior às quais concorrem por vagas ou aguardam chamamento para matrícula, mediante o programa. Para tanto, devem acessar os sites das instituições integradas ao programa para verificar as convocações subsequentes.
Essa checagem contínua é essencial, já que os resultados podem ser publicados a qualquer momento e não chegam por aviso automático ao candidato, o que tem gerado situações em que estudantes deixam de ocupar vagas por acreditarem, equivocadamente, que foram reprovados ou já estavam matriculados automaticamente.
Os sites das universidades para acompanhar as chamadas
- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
- Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
- Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)
- Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Com informações da Agência Estadual de Notícias


