As famílias que são acionistas do GPRCom, o maior conglomerado de comunicação do Paraná, anunciaram nessa sexta-feira (30) mudanças societárias nos negócios do grupo. A RPC, que agrega as oito emissoras que retransmitem a programação da TV Globo no Paraná, deixa de ser controlada pela família Cunha Pereira e passa para gestão da família Lemanski. O controle das rádios do grupo – 98 FM e Mundo Livre – também foi incluído no negócio, que não teve valores informados.
“A família Cunha Pereira, levando em consideração os interesses dos núcleos familiares que a compõem, decidiu, com pesar, viabilizar uma maior autonomia para cada núcleo. Nesse contexto, tomou a iniciativa de oferecer à família Lemanski a sua participação nas rádios e a maior parte de sua participação na RPC“, informa o comunicado interno, distribuído a colaboradores do GRPCom nesta sexta.
“A família Lemanski, que também tem grande paixão e confiança no projeto, aceitou adquirir essa participação, passando, assim, a deter o controle das referidas empresas”, completa a nota.
A gestão das áreas corporativas do grupo, e que servem de forma compartilhada a todos os negócios (Recursos Humanos, Tecnologia da Informação etc) será assumida por Eduardo Boschetti, que já comanda a RPC. Ele também supervisionará as rádios, geridas por João Santos, e o Instituto GRPCom, comandado por Ana Gabriela Borges.
A mudança de comando na RPC e nas rádios virá acompanhada de uma na governança. O comunicado informa que, em breve, a família Lemanski constituirá um novo conselho de administração para os negócios recém-adquiridos. Haverá ainda um conselho de transição.
O controle dos jornais do GRPCom – Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná – seguirá com a família Cunha Pereira. Em 2017, os periódicos passaram por uma mudança acionária inversa, com a família Lemanski deixando a sociedade.
“Saibam que temos certeza que podemos nos apoiar em cada um de vocês para que nosso propósito e nosso DNA se consolidem cada vez mais, alcancem cada vez mais pessoas e as inspirem, porque também permanece inalterado o nosso compromisso em fazer uma comunicação transformadora, um entretenimento de qualidade e encantador e um jornalismo corajoso, independente e responsável”, conclui o texto do comunicado, assinado por Guilherme Cunha Pereira, Ana Amélia Filizola e Mariano Lemanski.


