Curitiba ganhou nesta quarta-feira (28) sua terceira unidade do Poupatempo Paraná, programa que agrega cerca de 240 serviços públicos em um só local. A agência do Boa Vista, a primeira de rua da capital, foi inaugurada nesta quarta-feira (28) pelo vice-governador Darci Piana e o prefeito Eduardo Pimentel. Está é a 12ª agência a entrar oficialmente em operação no Estado.
Além dela, nesta quarta entraram em pré-operação as unidades de Toledo e Arapongas, e as de Guarapuava e Campo Mourão. A etapa é um período de testes. A previsão é que todos os 20 Poupatempos espalhados pelo Paraná estejam em operação plena até o final de fevereiro.
A unidade do Boa Vista está localizada na Avenida Paraná, 2.272, em frente à garagem da empresa Glória, próximo ao Terminal de Ônibus do Boa Vista. Assim como as outras agências, ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, mas os serviços podem ser pré-agendados pelo app de celular ou pelo site do Poupatempo Paraná. Além de atender pessoas físicas, o Poupatempo é voltado às empresas, com serviços da Junta Comercial.
As unidades já inauguradas
Além do Boa Vista, Curitiba conta também com unidades no Shopping Estação, na região Central, e no Park Shopping Boulevard, no Xaxim.
Também já foram inauguradas outras nove unidades na Região Metropolitana e no Interior, em Colombo, São José dos Pinhais, Araucária, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Maringá e Umuarama.
Os serviços oferecidos
O Poupatempo reúne cerca de 240 serviços de diversos órgãos estaduais. Os espaços, padronizados e acessíveis, permitem resolver demandas como emissão da nova Carteira de Identidade, serviços do Detran-PR, consultas e cadastros da Cohapar e Casa Fácil Paraná, além de atendimentos da Copel, Sanepar e das Secretarias da Educação, Administração e Previdência e Fazenda. Também é possível encaminhar solicitações de seguro-desemprego e inscrição em vagas de emprego pelas Agências do Trabalhador.
Outra facilidade é no serviço relacionado aos empreendedores, com a presença do módulo Descomplica Empresas que tem o objetivo de facilitar a vida de quem deseja empreender ou formalizar seu negócio. No local, o cidadão encontra orientações claras sobre abertura e regularização de empresas, incluindo requisitos, documentos necessários e órgãos envolvidos.
Com apoio de profissionais treinados pela Junta Comercial, é possível obter informações sobre MEI, Microempresa, emissão de CNPJ pelo portal Empresa Fácil e consultar informações de órgãos licenciadores como o Instituto Água e Terra (IAT) e o Corpo de Bombeiros. O espaço conta ainda com suporte técnico e informações do Sebrae.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


