A Sanepar, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, está distribuindo 1.500 caixas-d’água de 500 litros nos três municípios do Litoral. A iniciativa tem o objetivo de assegurar que famílias de baixa renda tenham acesso ao reservatório domiciliar e ocorre em meio a problemas de abastecimento na região, ocorridos na temporada de verão.
Segundo a empresa, o cronograma de entregas para as prefeituras começou por Guaratuba, que recebeu 500 unidades no dia 14 de janeiro. Na sequência, Matinhos foi contemplada no dia 16 e, encerrando esta etapa, Pontal do Paraná recebeu os reservatórios no dia 20 de janeiro. Além das caixas de água, as famílias recebem um kit completo de instalação, contendo tubulações e boia. A seleção dos beneficiados e a entrega às famílias serão realizadas pelas prefeituras municipais.
Ainda de acordo com a Sanepar, a instalação da caixa-d’água é fundamental para a regularidade do abastecimento. Segundo levantamentos da companhia, cerca de 20% dos imóveis paranaenses ainda não possuem reservatório próprio. Essa ausência torna os moradores vulneráveis a desabastecimentos temporários, como os ocorridos no Litoral na tempoera, ou os durante paradas para manutenção ou reparos de vazamentos.
Uma norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recomenda que as residências tenham uma reserva mínima capaz de suprir o consumo dos moradores por, pelo menos, 24 horas. Para casas de pequeno porte, a recomendação é de uma reserva mínima de 500 litros — que é a capacidade dos equipamentos que estão sendo doados no Litoral.
Cuidados com a caixa d’água
A Sanepar orienta que a manutenção do reservatório é essencial para garantir a qualidade da água. A companhia orienta que a limpeza seja realizada a cada seis meses.
Outro ponto de atenção é a vedação: a tampa deve permanecer sempre bem fechada para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais, prevenindo doenças e contaminações.
A verificação periódica de boias e conexões também é recomendada para evitar vazamentos ocultos que encarecem a conta e desperdiçam água tratada.


