A Urbs, administradora do transporte coletivo de Curitiba, decidiu nesta segunda-feira (26) transferir de forma permanente as linhas de ônibus operadas pela Auto Viação Mercês para as demais empresas integrantes do Consórcio Pontual (Glória e Santo Antônio). Segundo a administradora, a medida foi adotada com base na cláusula de solidariedade prevista no atual contrato de concessão e tem como objetivo garantir a regularidade do transporte coletivo da capital.
As operações da empresa já haviam sido assumidas temporariamente, por ordem da Urbs, pelas outras integrantes do consórcio. A medida foi tomada para minimizar os efeitos de uma greve parcial de ônibus, decorrente de atrasos salariais, no último dia 14.
A Urbs informou ainda que, além dos descumprimentos contratuais e atrasos no pagamento de salários e benefícios trabalhistas aos funcionários, a Auto Viação Mercês apresentou falhas graves na manutenção da frota e se mostrou incapaz de comprovar condições mínimas para a retomada das operações.
De acordo com a administradora, vistorias realizadas entre os dias 16 e 22 de janeiro apontaram que dos 43 veículos inspecionados apenas cinco apresentavam condições adequadas de operação, número muito abaixo do mínimo necessário para atender as linhas contratadas.
Além da transferência definitiva da tabela horária, a Urbs concedeu prazo de 10 dias úteis para que o Consórcio Pontual, por meio de sua empresa líder (Glória), regularize as irregularidades contratuais e informe formalmente quais empresas passarão a operar as linhas anteriormente atendidas pela Mercês.
A Urbs informa que para os passageiros não haverá mudanças, pois outras empresas já tinham assumido, de maneira temporária, as linhas operadas pela Mercês. Atualmente os passageiros estão sendo 100% atendidos, sem alterações nas tabelas de horários.
Para os funcionários da Auto Viação Mercês, nos próximos dias, haverá uma reunião entre sindicatos dos trabalhadores (Sindimoc) e patronal (Setransp) que deve discutir a possibilidade de absorção de funcionários da empresa em outras que atuam no transporte coletivo.
As linhas que foram realocadas
Operação exclusiva
- X 46 – Especial Mercês (caso seja retomada a linha que era temporária e foi encerrada com a conclusão de obras na Manoel Ribas)
- 150 – C. Musica/V. Alegre
- 912 – José Culpi, 913 – Butiatuvinha
- 915 – O. Verde/V. Bádia
- 967 – Júlio Graf
- 972 – Jardim Itália
- 464 – A. Munhoz/Jardim Botânico
- 817 – Saturno/Veneza
- 821 – Fernão Dias
- 901 – Santa Felicidade
- 902 – Santa Felicidade/Praça Tiradentes
- 911- Passaúna
- 913 – Butiatuvinha
- 917 – Jardim Ipê
- 924 – Santa Felicidade/Santa Cândida
- 928 – Madrugueiro Santa Felicidade
- 965 – São Bernardo
Operação compartilhada com outras empresas
- 022 – Inter 2 (horário)
- 023 – Inter 2 (anti-horário)
- 040 – Interbairros IV
- 979 – Linha Turismo
Com informações da Prefeitura de Curitiba


