A companhia aérea Azul anunciou mudanças na sua malha viária a partir do Aeroporto Afonso Pena, que atende Curitiba e região. A empresa vai ampliar a oferta de voos de rotas nacionais, para Londrina (Norte do Paraná), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). No sentido inverso, as rotas internacionais da companhia, para Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai), serão interrompidas a partir de março.
Para os clientes com passagens compradas após o término dos voos, a Azul informa que receberão a assistência necessária, conforme determina a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a apresentação de alternativas.
Voltando à ampliação das rotas nacionais, na ligação Curitiba–Londrina, a Azul vai passar a oferercer 22 voos semanais, com oferta de 1.540 assentos, nos dois sentidos. Os voos serão realizados às terças e quintas-feiras, sábados e domingos, partindo de Curitiba às 13h05 e chegando a Londrina às 14h20. A aeronave utilizada será o turboélice ATR-72-600, com capacidade para 70 passageiros.
Na ligação de Curitiba e Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) também será reforçada. A operação passará de 44 voos semanais para 68 voos por semana, com oferta total de 8.180 assentos nos dois sentidos. As partidas de Curitiba ocorrerão às segundas, quintas e sábados, às 5h55, com chegada em Porto Alegre às 7h35. No sentido inverso, os voos acontecem às quartas, sextas e domingos, com saída às 18h55 e chegada às 20h30. A operação será feita em aeronaves modelo ATR-72-600.
Já a rota de/para Curitiba–Belo Horizonte (Aeroporto de Confins) contará com 50 voos semanais, em ambos os sentidos, oferecendo 5.788 assentos por semana. As operações vão usar o modelo Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros, às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com decolagem de Curitiba às 16h20 e pouso em Belo Horizonte às 18h. A partir de Confins, segundo principal hub da Azul, os passageiros podem ter acesso a conexões para mais de 57 destinos domésticos e internacionais.
Suspensão dos voos para Assunção e Montevidéu
Ao mesmo tempo que amplia voos nacionais. a Azul afirmou que, como parte de seu “processo contínuo de otimização de malha”, vai suspender, a partir de março de 2026, as operações a partir da capital para Assunção e Montevidéu.
“A decisão decorre de análises técnicas e de desempenho, alinhadas à estratégia de sustentabilidade operacional e ao equilíbrio entre oferta e demanda, sem impacto na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes”, afirmou a companhia.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


