O Teatro José Maria Santos recebe uma curta temporada do grupo curitibano Antropofocus, referência de comédia teatral da capital paranaense, com o espetáculo “Pela Hora da Morte”. As apresentações acontecem de 5 a 8 de fevereiro, de quinta a domingo. Os ingressos estão à venda pelo DiskIngressos e na bilheteria do Teatro José Maria Santos (1h antes das sessões), a partir de R$ 25.
A montagem é uma sátira sobre o atendimento a usuários do sistema privado de saúde. A trama acompanha a jornada de uma mulher que tenta, a qualquer custo, provar que está viva. A partir dessa situação absurda, o espetáculo lança um olhar crítico sobre a desigualdade nos atendimentos “exclusivos” e personalizados que o poder financeiro pode comprar. A vida, nesse contexto, passa a ser tratada como mercadoria.
No centro da narrativa está a paciente: uma mulher desamparada, com a vida em risco, submetida a decisões burocráticas tão insensatas quanto cruéis, capazes de lhe negar o direito à vida. O espetáculo fala sobre a desumanização em nome do lucro e sobre a violência do machismo estrutural.
“Pela Hora da Morte” é o primeiro espetáculo do Antropofocus com a direção de Anne Celli, integrante do grupo desde 2006 e que foi premiada como Melhor Direção por este espetáculo no Troféu Gralha Azul de 2023. A produção também foi reconhecida com o prêmio de Melhor Cenário.
A concepção inicial da montagem era diferente, mas foi transformada pelo contexto da pandemia de Covid-19 e pelas recorrentes notícias sobre priorização de atendimentos para pessoas mais ricas. O espetáculo passou, então, a refletir as dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros ao buscar atendimento de saúde.
Referências a esse período atravessam a dramaturgia, desenvolvida ao longo de quase um ano antes dos ensaios. O texto foi escrito de forma colaborativa por um trio de dramaturgos: Anne Celli, Andrei Moscheto e Bruno Lops.
Serviço
“Pela Hora da Morte”
Data: 5 a 8 de fevereiro de 2026.
Horários: quinta e sexta, às 20h; sábado e domingo, às 19h
Local: Teatro José Maria Santos | R. Treze de Maio, 655, São Francisco, Curitiba-PR
Classificação etária: 14 anos
*Com informações da Agência Estadual de Notícias


