Cerca de 1,36 milhão de proprietários de veículos no Paraná quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) à vista em 2026. Segundo dados da Secretaria da Fazenda (Sefa), a quantidade corresponde a 32,6% da frota de 4,2 milhões de veículos tributados e representa o recorde de pagamentos em quota única da história do Estado.
Em 2025, foi registrado um pagamento à vista de 27,2%, o que equivalia a 1,1 milhão de veículos – o recorde estadual até então. Já em 2024, o percentual de veículos que quitaram o imposto à vista ficou na faixa de 24%, o equivalente a 1,13 milhão de veículos.
Em valores, o número de pagamentos do IPVA corresponde a aproximadamente R$ 1,72 bilhão (37%) dos R$ 4,6 bilhões lançados em 2026.
O pagamento à vista não está necessariamente vinculado ao desconto de 6%, já que, mesmo após o fim do prazo para ter direito ao benefício, os contribuintes ainda podem optar pela quitação integral do imposto.
O Governo do Paraná atribuiu o aumento do número de pagantes do tributo em cota única à redução da alíquota-base do IPVA, que passou de 3,5% para 1,9%. Da frota tributada, cerca de 3,4 milhões de proprietários foram beneficiados pela redução.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


