O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba vão investir um valor estimado em R$ 67,9 milhões para construir uma nova trincheira na região do Jardim Botânico, na capital. A intenção é remodelar o tráfego e facilitar o acesso de quem se desloca para o Litoral e vice-versa pela BR-277. A assinatura do convênio foi feita nesta quarta-feira (14) entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito Eduardo Pimentel.
O projeto foi feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e prevê a construção de uma trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner que vai permitir a ligação direta entre as ruas Ostoja Roguski e Alberto Twardowski.
Também serão implantadas alças de acesso e um complexo viário completo, com iluminação, sinalização e urbanização, para funcionamento do sistema de circulação da trincheira, totalizando melhorias em cerca de dez ruas da região. Por parte do Governo do Paraná, os recursos serão destinados pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid).
A obra se complementa ao aumento de capacidade de BR-277, que vai ganhar três pistas até o Litoral a partir deste ano, dentro do pacote previsto no Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná. As obras desse trecho serão executadas pela EPR Litoral Pioneiro. O objetivo é facilitar a conexão com a BR-277, uma das saídas da capital com destino ao Litoral, que passará a receber uma pista nova em cada sentido a partir deste ano.
A expectativa é que as obras melhorem o deslocamento de moradores e visitantes na área, reduzindo congestionamentos e facilitando o acesso a vias importantes de Curitiba.

Com informações da Agência Estadual de Notícias


