É semana de Athletiba e os dois rivais vão começar a colocar as principais peças de cada time em ação neste início de temporada. Nas duas primeiras rodadas do Paranaense, escalações totalmente alternativas representaram Athletico e Coritiba, e tiveram destaques que podem ser muito úteis para as principais competições do ano.
Eu elegi um personagem de cada lado. Dois atacantes que espero ver pelo menos como opções de banco no clássico do próximo sábado (17). Bruninho pelo Furacão e Brayan pelo Coxa.
Vamos começar pelo atleticano Bruninho. Aos 17 anos, o ponta pulou etapas para já estar se destacando entre os profissionais. Na metade do ano passado, foi o destaque do Athletico na conquista do Paranaense sub-17. Em novembro chegou ao sub-20 e colaborou na conquista da Copa Sul da categoria.
Nas mãos do treinador João Correia que dirige o time no início do Estadual, Bruninho ganhou a camisa titular na equipe alternativa rubro-negra. Na estreia, contra o Andraus, marcou o primeiro gol como profissional e mostrou que tem grandes chances de virar uma opção também para Odair Helmann no Brasileirão.
No Coritiba, Brayan pode não ter causado o mesmo furor da revelação rival. Aos 19 anos, ele já esteve emprestado ao Empoli, da Itália, e passou por uma grave lesão de joelho. Antes disso, na metade de 2024, o vi em ação na final do Estadual sub-20 daquele ano e já gostei do que vi.
Agora, em 2026, saiu do banco e marcou gol contra o Foz e, debaixo de muita chuva contra o Londrina, se destacou mais uma vez. O Verdão, agora comandado por Fernando Seabra, reformulou quase todo ataque que era o ponto fraco do time na conquista da Série B, mesmo com quatro contratações pro setor, dá para arrumar uma vaga para o Brayan no elenco principal.
Pra fechar a análise do que vi de positivo da piazada da dupla nas duas primeiras rodadas, vou citar mais alguns nomes de lado a lado.
Athletico: Gilberto, Claudinho, Riquelme, João Cruz e Dudu.
Coritiba: Felipe Guimarães, João Almeida, Vitor Tissi e Thiago Azaf.
Em ano de volta à Série A, que começa ainda este mês, vai ser difícil ver muitos garotos juntos em cada escalação. Mas, é sempre bom ter na piazada nomes em que é possível apostar.


