A virada de 2025 para 2026 contará com uma queima de fogos inédita nas obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. espetáculo pirotécnico já realizado pelo Governo do Estado no Litoral do Paraná. Também haverá atrações simultâneas em Matinhos, Pontal do Paraná e todas as demais cidades litorâneas.
Coordenado pela Secretaria do Turismo (Setu) com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o espetáculo na Ponte de Guaratuba será realizado diretamente da estrutura da obra. A ação foi aprovada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e pelo consórcio responsável pela construção da ponte, seguindo condicionantes técnicas e de segurança.
A queima terá cerca de 15 minutos de duração, padrão adotado em grandes eventos, e será executada por uma empresa credenciada com ampla experiência em eventos de grande porte no Brasil. O show terá enredo próprio, com diferentes tipos de efeitos pirotécnicos ao longo da apresentação, representando momentos e símbolos da história do Paraná.
A montagem da estrutura pirotécnica começou na segunda-feira (29), assegurando tempo adequado para a realização de todos os testes e procedimentos de segurança necessários.
A Praia de Caieras, em Guaratuba, e a Prainha, em Matinhos, prometem ser os melhores pontos de observação do espetáculo, criando novos pontos de concentração de público nas duas cidades e impulsionando o comércio em ambos os locais. A expectativa é ampliar o fluxo de visitantes em áreas que tradicionalmente não concentram grande movimentação na virada do ano.
Outros pontos com espetáculo pirotécnico
Além da atração inédita na ponte, haverá a tradicional queima de fogos na orla central de Guaratuba a partir do Morro do Cristo. A partir de 21h30, haverá atrações musicais contratadas pela prefeitura.
Em Matinhos, a virada também será marcada por um evento pirotécnico de alta qualidade, com cinco pontos simultâneos de lançamento, cada um com 15 minutos de duração, distribuídos ao longo da orla revitalizada. A estratégia garante ampla visibilidade para moradores e turistas em diferentes balneários.
Os efeitos incluem desenhos variados no céu, como formatos de coração, “X”, carinhas e outras composições visuais, com tecnologia avançada. Os fogos foram selecionados por suas cores mais vibrantes, melhor definição e menor produção de fumaça. Os pontos de lançamento serão nos molhes da Praia Brava, Pico de Matinhos e nos balneários Riviera, Saint Etienne e Flórida.
Em Pontal do Paraná, também haverá cinco pontos de queima, distribuídos por toda a orla. Eles serão lançados de Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul.
Além disso, estão previstos espetáculos pirotécnicos e atrações em Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. Na Ilha do Mel, ocorrerão apresentações com shows de jazz tanto em Encantadas quanto em Nova Brasília, reforçando a experiência turística.
Em todos os municípios, a iniciativa atende à legislação estadual que regulamenta eventos pirotécnicos, incluindo um nível de som reduzido, abaixo do gerado pelas obras de construção da estrutura. Os artefatos pirotécnicos são de alto padrão, com fogos de baixo estampido, em conformidade com a legislação estadual e dos municípios, o que garante o conforto de crianças, idosos, pessoas com hipersensibilidade auditiva e animais domésticos.
Andamento das obras da Ponte de Guaratuba
As obras da Ponte de Guaratuba alcançaram 85% de execução até o começo de dezembro. Com 1.240 metros de extensão e investimento superior a R$ 400 milhões, a estrutura tem previsão de conclusão em abril de 2026 e vai substituir definitivamente a travessia por ferry-boat.
Além de melhorar o deslocamento entre Guaratuba e Matinhos, a ponte contará com quatro faixas de tráfego, ciclovia, calçadas e iluminação viária.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


