Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Ponte da Integração foi inaugurada na sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A estrutura estava pronta desde outubro de 2023 e aguardava a conclusão de acessos e estruturas aduaneiras tanto do lado paraguaio, na cidade de Presidente Franco, quando do brasileiro, em Foz, para entrar em operação.
O acesso do lado do Brasil é conhecido como Perimetral Leste e consiste em uma ligação de 14,7 quilômetros da ponte com o a BR-277, desviando o tráfego de áreas urbanas da cidade. A rodovia foi entregue pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no dia 12, uma semana antes da cerimômia promovida pelo Governo Federal. O paranaense não esteve presente ao evento realizado pelo presidente, no no dia 19.
A obra da ligação foi uma parceria entre Itaipu Binacional, que entrou com o dinheiro (R$ 340 milhões), e o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado (DER-PR), que executou as intervenções. Já a Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. Sua construção também foi bancada com R$ 372 milhões vindos dos cofres da usina hidrelétrica binacional.
O lado paraguaio da Ponte da Integração foi entregue em cerimônia separada, realizada no sábado (20), com presença do presidente Santiago Peña. A passagem do primeiro caminhão vazio foi registrado pelo jornal paraguaio El Independiente, no mesmo dia.
— El Independiente (@elindepy) December 20, 2025
Se realizó el primer paso de camiones por el Puente de la Integración, que este sábado quedó habilitada de forma parcial, para vehículos pesados en horas de la noche. pic.twitter.com/Yc1GEzS2YZ
A inauguração marca a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade, que liga Foz com Ciudad del Este. Atualmente, a única conexão viária entre os dois países na região recebe um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.
Tráfego sem restrições é previsto para o fim de 2026
Segundo o governo federal, a entrada em operação ocorrerá de forma gradual para garantir a segurança e a adaptação dos órgãos de fiscalização. Na etapa inicial, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.
A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso.



