O Governo do Paraná formalizou na sexta-feira (19) o contrato da implantação do sistema de controle de acesso e da gestão de visitação da Ilha do Mel, que faz parte de Paranaguá, no Litoral. O investimento de cerca de R$ 9,9 milhões vai viabilizar a introdução de um sistema que reúne software, equipamentos, operação assistida e monitoramento com o objetivo de ordenar o fluxo de visitantes, fortalecer a preservação ambiental, ampliar a segurança e qualificar a experiência de moradores e turistas.
A licitação foi vencida pelo Consórcio Ilha do Mel, liderado pela Imply Rental Locação de Equipamentos e Serviços Ltda., em parceria com a ImplyTecnologia Eletrônica Ltda. e a EBITECH3 – Empresa Brasileira de Inovação e Tecnologia Ltda.
O sistema a ser implantado prevê bilhetagem eletrônica, controle em tempo real, uso de QR Code e biometria, monitoramento perimetral com câmeras inteligentes, integração com os órgãos de Segurança Pública e acessibilidade universal, ampliando a transparência, a segurança e a eficiência da gestão pública
Além disso, a solução deverá incluir uma plataforma digital de acesso e bilhetagem, equipamentos de controle físico, painéis informativos, infraestrutura de monitoramento e operação contínua, permitindo gestão em tempo real da capacidade da Ilha da Mel, rastreabilidade das informações e transparência na arrecadação e nos repasses.
Atualmente, a infraestrutura do local comporta cerca de 5 mil pessoas por dia. Com o novo Plano de Controle, o limite técnico máximo poderá ultrapassar 11 mil visitantes diários, desde que haja controle efetivo, monitoramento contínuo e gestão adequada.
O objetivo desse programa é controlar a capacidade de carga ambiental, reduzir a degradação de ecossistemas sensíveis, ampliar a segurança e melhorar a experiência dos visitantes, com mais acessibilidade e redução de filas, a exemplo do que acontece em outras reservas naturais do Brasil.
Por contrato, a implantação completa da infraestrutura tecnológica e dos sistemas tem prazo de execução de até 120 dias, e operação continuada por até 60 meses, conforme metas de desempenho e indicadores de qualidade.
A contratação foi realizada por meio de concorrência eletrônica, em conformidade com a Lei Federal nº 14.133/2021, e prevê mecanismos de controle, auditoria, proteção de dados e acessibilidade, alinhados às melhores práticas de governança pública e inovação digital.
Com informações da Agência Estadual de Notícias


