A principal tensão da federação União Progressista teve um novo capítulo nesta quinta-feira (18). O senador Sergio Moro (União Brasil) publicou em suas redes sociais um vídeo gravado com o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, onde ambos reafirmam a candidatura do ex-juiz da Lava Jato a governador do Paraná nas eleições do ano que vem.
“O governo do Paraná é seu, meu irmão. Escapa do raio, mas não escapa de você. Estamos juntos aqui. Nossa candidatura do Moro é irreversível“, afirmou Rueda, em resposta ao “veto” do Progressistas do Paraná à escolha do nome de Moro dentro da federação dos dois partidos.
“Moro está se preparando e tem o apoio de todos nós para apresentar o melhor plano para o futuro do Paraná. Por isso, estamos aqui, nós, União Brasil, ao lado dele nessa caminhada”, disse ACM Neto.
No começo do mês, o diretório estadual do Progressistas anunciou que não chegou a um acordo com Moro que não endossaria a candidatura dele ao Palácio Iguaçu. Como o partido e o União Brasil estão unidos em uma federação, a aprovação de ambos é necessária para qualquer candidatura majoritária.
Moro e o próprio Rueda reagiram à época, classificando o veto do Progressistas como “arbitrário”. O senador é o líder das pesquisas eleitorais sobre a disputa do governo no ano que vem, mas ainda precisa convencer o partido parceiro para viabilizar sua candidatura.


