Nesta sexta-feira (12) e sábado (13), as paredes externas do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná em Paranaguá, Praça de Eventos do Centro Histórico, se transformam na tela que vai contar a história do espetáculo de projeção mapeada “A Lenda do Globo de Natal”. As apresentações, gratuitas, estão marcadas para às 19h30 e integram a programação do “Natal para Todos”, promovido pela Prefeitura. Elas contarão com intérpretes de Libras e acessibilidade.
O espetáculo conta a história de um Aviador, uma Boneca de Pano, um Floquinho e um Boneco de Neve de Plástico, que vivem dentro de uma velha caixa de brinquedos, em que todos descobrem que cada um carrega seu próprio jeito de viver o Natal. Enquanto tentam criar o Natal perfeito, a antiga lenda de um globo mágico reaparece no céu e transforma o dia quente do litoral paranaense em um momento de encanto inesperado. Entre risos, desejos e bolhas que brilham como neve, eles aprendem que o Natal nasce de cada coração e nunca é igual para todo mundo.
Após o espetáculo natalino, às 20h30, o Grupo de Fandango Mestre Eugênio apresenta um show especial de fim de ano para animar as crianças e famílias presentes com típica cultura popular caiçara.
Além de celebrar o Natal e o espírito natalino, o “Natal em Paranaguá – A Lenda do Globo de Natal” tem o objetivo valorizar o prédio do MAE, importante edificação histórica do Estado que foi construído — ao longo de 60 anos — para ser um Colégio dos Jesuítas. A ocupação definitiva do prédio ocorreu em 1754 e a fundação oficial do Colégio foi em 1755. Foi a mais importante e maior Instituição de ensino construída pelos Jesuítas que aqui atuaram, até serem expulsos do reino pelo Marquês de Pombal. Destinava-se ao ensino das primeiras letras aos filhos da aristocracia do sul, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e como patrimônio do Estado em 1972.
Em uma ação de interação natalina com a população e em homenagem às famílias parnanguaras, o público poderá enviar fotos que também serão projetadas nas paredes do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá da UFPR. Essa é uma forma da comunidade se ver no espetáculo, como pertencimento da população com o “Natal para Todos”, passando uma mensagem de união, felicidade e reflexão das famílias, premissas que fazem parte do período do Natal.
Para participar, basta enviar uma foto em boa qualidade, no formato “documento”, por meio de um formulário, até o dia 12 de dezembro pela manhã. Após o envio, basta ir em um dos dias do “Natal em Paranaguá” e aguardar para ver a projeção da foto.
O “Natal em Paranaguá – A Lenda do Globo de Natal” é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro, apresentado e oferecido pela Cattalini Terminais Marítimos, Harbor Operadora Portuária, Master Operações Portuárias, Terin Terminais Inteligentes e pela Fertipar Fertilizantes, com apoio da Pasa – Paraná Operações Portuárias S/A.
*Com informações da assessoria de imprensa


