A Black Friday está se consolidando como o evento do varejo brasileiro para o mês de novembro. No Paraná, uma sondagem da Fecomércio, em parceria com o Sebrae, aponta que 36,8% dos consumidores percebem vantagens na data.
Apesar da consolidação, o percentual dos que percebem vantagens na promoção está ligeiramente abaixo dos 37,9% registrados em 2024. Neste ano, a Black Friday será oficialmente no dia 28 – a última sexta-feira do mês. No entanto, varejistas já se movimentam com promoções ligadas à temática desde o início de novembro.
O levantamento Fecomercio/Sebrae também mostra que o consumidor está cada vez mais atento: 35,8% comparam preços uma semana antes das compras, 31,4% iniciam o monitoramento com um mês de antecedência e 13,7% começam a acompanhar os valores mais de 30 dias antes. Apenas 19,1% não fazem pesquisa prévia.
As mulheres demonstram um pouco mais de entusiasmo com as ofertas, com 37,6% considerando a data vantajosa, frente a 36,2% dos homens. Curiosamente, porém, pela pesquisFoto: Geraldo Bubniak/Agência Estadual de Notícias/Arquivo”a de intenção, o tíquete médio masculino deve ser maior, de R$ 1.167,95, enquanto entre as mulheres deve ficar em R$ 912,91. Na média geral, o gasto esperado é de R$ 1.036,75, valor 5,3% superior ao ano passado.
Pela pesquisa, os principais produtos a serem adquiridos durante a Black Friday são os eletroeletrônicos, como videogames, notebooks, celulares, TVs e tablets, que correspondem a 48% da procura. Na sequência estão os eletrodomésticos, com 42,4%, além de itens de vestuário e calçados (20,7%), perfumes e cosméticos (9%), brinquedos (7,9%) e viagens e turismo (7,9%).
A análise regional do levantamento mostra que os consumidores das regiões Oeste (42%) e Sul e Sudoeste (41,3%) são os mais animados com a promoção, seguidos por Curitiba (37,4%), Centro e Ponta Grossa (36,8%), Norte e Londrina (35,4%), Noroeste e Maringá (35,3%) e Leste, RMC e Litoral (32,7%).
O maior tíquete médio deve ser registrado no Oeste, com R$ 1.146,23, enquanto o Sul terá o menor valor, em torno de R$ 827,88.
Mais pessoas aguardam a data para comprar
Considerando apenas os consumidores que veem vantagem na Black Friday, 52,6% aguardam a ocasião para realizar compras, ante 45,9% no ano passado, o que demonstra que o paranaense está cada vez mais aderindo ao evento criado nos Estados Unidos e que foi incorporado ao varejo brasileiro em 2010, inicialmente no comércio eletrônico, e rapidamente se espalhou para as lojas físicas.
Hoje a data movimenta bilhões de reais em vendas e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Entre os entrevistados pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, 14,7% sempre adiantam as compras de Natal durante a Black Friday e 30,7% fazem isso, dependendo do desconto.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, a data já faz parte da rotina de consumo e planejamento dos paranaenses. Ele afirma que a Black Friday representa uma oportunidade de economia quando há pesquisa e organização prévia das compras.
“Parte dos consumidores aproveita o período para antecipar as compras de Natal e adquirir produtos com maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. A data se consolidou no calendário nacional e hoje abrange vários segmentos do varejo e de serviços”, diz ele.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae, Suelen Pedroso, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais atento ao processo de compra, com cerca de 80% realizando buscas prévias antes de decidir.
“Isso reforça a importância dos empreendedores se prepararem com antecedência, disponibilizando ofertas, uma experiência diferenciada e transparência no processo. O planejamento permite compreender melhor o público, organizar de forma clara as estratégias e se preparar para vender e fidelizar clientes”, aponta ela.


