O deputado estadual Renato Freitas (PT) apresentou um atestado médico de afastamento de sete dias nesta segunda-feira (24). Com isso, ficará ausente das atividades como parlamentar na Assembleia Legislativa até a próxima quarta-feira (26).
O documento, ao qual O Luzeiro teve acesso, é assinado por uma médica otorrinolaringologista e foi emitido na última quarta-feira (19), mesmo dia que o deputado se envolveu em uma briga de rua no Centro de Curitiba. Ele teve o nariz quebrado no confronto.
Após o surgimento das primeiras imagens da briga do parlamentar, um outro vídeo foi apresentado pela defesa do manobrista de carros mostrando que Freitas e um assessor teriam iniciado as agressões físicas.
Em entrevista coletiva na sexta-feira (21), o deputado afirmou que estava com a companheira, que está grávida, e teria reagido a agressões verbais recebidas do manobrista após uma discussão de trânsito envolvendo ambos.
Em reunião nessa segunda, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia decidiu que vai agrupar as oito representações recebidas contra Freitas em uma só. Todas pedem que ele seja punido por quebra de decoro parlamentar. A relatoria – qual deputado ficará responsável por elaborar um parecer sobre as acusações – será definida em reunião a ser realizada na terça-feira (25).


