O feriado da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), será celebrado com apresentações de música e capoeira na região central de Curitiba, com a 12ª edição do Sarau Periférico. O evento começa às 13h, nas Ruínas de São Francisco, e segue até às 21h com shows musicais e outras manifestações da cultura afro.
Entre as atrações confirmadas estão o funkeiro MC Neguinho do Kaxeta e o rapper Dexter, além de artistas da cena curitibana como Janine Mathias, DJ C-Rock, Família Roots, DJ Bill e Bangstars. O evento conta com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da vereadora Giorgia Prates.
O deputado estadual Renato Freitas (PT), um dos idealizadores do evento e fundador do Núcleo Periférico, destaca a importância da celebração como forma da periferia ocupar o centro da capital e afirmar a presença negra em Curitiba.
“Um dos direitos mais importantes que nos é negado frequentemente é o acesso à cultura e ao lazer. E é por isso que o Sarau Periférico chega, nesse dia tão especial, pra reafirmar o nosso direito de celebrar a cultura negra, de fortalecer nossas raízes e de ocupar o espaço que é nosso por direito.”, disse Renato.
Núcleo Periférico
Fundado em 2013, o Centro Cultural Núcleo Periférico atua nas periferias de Curitiba, Londrina e Cascavel, promovendo assistência social, capacitação profissional e atividades culturais.
O Sarau Periférico é realizado desde a fundação da entidade, majoritariamente em áreas de ocupação, trazendo artistas do rap nacional e local. Nos últimos anos o evento cresceu significativamente. Os Saraus preservam a cultura hip-hop, promovendo o encontro das novas e antigas gerações com os quatro elementos (rap, discotecagem, graffiti e breaking), além do quinto elemento, o conhecimento (por meio de palestras e bate-papos com formação política e cultural).


