A Assembleia Legislativa abriu nesta sexta-feira (14) o período para participação da população na definição de prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. As demandas poderão ser enviadas até o dia 24 de novembro por meio do site do Programa Orçamento para Todos.
Os cidadãos podem indicar demandas e projetos que poderão ser incorporados na análise do Orçamento do ano que vem, que tem previsão de R$ 81,6 bilhões em receitas e despesas, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior.
A Educação será novamente a área com maior orçamento, seguida pela Saúde, que terá crescimento em relação a 2025. As funções de Transporte e Urbanismo registram a maior expansão percentual. Mesmo com a redução do IPVA — cuja alíquota caiu de 3,5% para 1,9%, em projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná — o Estado projeta crescimento das receitas.
As sugestões serão analisadas pela equipe técnica e poderão integrar a versão final da LOA, que tem que ser votada pelos deputados ainda este ano.


