A obra da Ponte de Guaratuba, que vai resolver um gargalo de conexão no Litoral do Paraná, chegou a 80% de execução em outubro. O empreendimento já soma 173 metros construídos no trecho estaiado, o mais emblemático, e 596,9 metros finalizados no trecho pré-moldado. Veja abaixo mais fotos do avanço das obras.
Ao todo, foram concluídas 62 estacas – 24 no estaiado e 38 no pré-moldado. Além disso, foram finalizadas 18 vigas travessas e lançadas 128 vigas longarinas, de um total de 142 já fabricadas. No trecho pré-moldado, as pré-lajes continuam a ser instaladas e 14 dos 23 vãos do tabuleiro já foram executados.
O trecho estaiado da ponte, responsável por vencer o vão-livre de 160 metros sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba, avança com o método de balanços sucessivos. No apoio 4 já foram executados sete pares de aduelas, somando 92 metros, e no apoio 5, seis pares, totalizando 81 metros. O avanço acumulado nesse trecho chega a 173 metros dos 320 metros previstos. Também foram instalados cinco pares estais no apoio 4 e quatro pares no apoio 5.
Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações.
As obras do passeio e da ciclovia da ponte já começaram. Estão em execução as barreiras de concreto, ciclovias, calçadas e guarda-corpos. O espaço será separado da pista de rolamento por barreira de concreto e com guarda-corpos laterais de 1,30 metro de altura, garantindo segurança a todos os usuários sem comprometer a vista da baía.
Construção dos acessos
Os acessos à ponte também seguem em execução nos dois lados. Do lado de Guaratuba, com aproximadamente 940 metros de extensão, foi intensificada a escavação do morro para adequação da rampa existente. Foram escavados 60 mil metros cúbicos de material e concluídas as contenções com solo grampeado, cortinas atirantadas e estacas raízes. A área total contida chega a 10 mil metros quadrados.
No lado de Matinhos, que conta com aproximadamente 880 metros de extensão, estão sendo feitos os trabalhos de terraplenagem, drenagem e pavimentação. Também está em execução a estrutura da cabeceira da ponte, utilizando a técnica de solo reforçado com paramento em placas de concreto e reforços com geocompostos.
Também foi realizada a realocação das cabines da operação do ferry-boat para liberar a continuidade das frentes de obra no local e garantir o avanço do cronograma.
As obras no lado de Matinhos, com movimentação constante de máquinas e trabalhadores ao longo da pista, exigem atenção dos motoristas, que devem respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e redobrar os cuidados ao trafegar pela região.
Veja fotos das obras da Ponte de Guaratuba




Com informações da Agência Estadual de Notícias


