Vinte e uma pessoas continuam internadas em hospitais de Guarapuava, Cascavel e Laranjeiras do Sul, após a passagem de três tornados pelo Paraná na última sexta-feira (7). O novo balanço de vítimas do tornado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) no início da tarde desta segunda-feira (10).
Dos internamentos, 13 estão em Guarapuava; seis no Hospital São Vicente de Paulo e sete no Hospital Santa Tereza. Outros cinco pacientes estão em Laranjeiras do Sul: dois no Hospital São Lucas e três no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel, permanecem três pessoas.
Os tornados atingiram os municípios de Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% dos imóveis destruídos, Guarapuava e Turvo. Ao todo, a Sesa registrou 835 atendimentos e seis óbitos: cinco vítimas de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava.
Os atendimentos hospitalares continuam sendo realizados com o apoio dos insumos e medicamentos enviados pela Sesa no fim de semana, em operação coordenada pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e pelo Centro de Operações de Medicamentos e Produtos (Comp), que garantiram o abastecimento emergencial das unidades de saúde.
Fim das buscas
O Corpo de Bombeiros informou que não há mais buscas e resgates em andamento, nem novos atendimentos pré-hospitalares relacionados ao desastre. A etapa atual da operação se concentra na assistência social e recuperação das áreas atingidas.
A Secretaria da Saúde e o Governo do Paraná seguem monitorando a situação e oferecendo suporte às equipes locais, garantindo atendimento médico, apoio logístico e humanitário às vítimas e comunidades impactadas.
*Com informações da Secretaria Estadual de Saúde


