O grupo pernambucano Magiluth desembarca em Curitiba na próxima quinta-feira (13) para uma curta temporada na CAIXA Cultural Curitiba. Reconhecido pela linguagem teatral inovadora e por abordar temas sociais e poéticos com profundidade e sensibilidade, o grupo apresenta duas montagens na capital paranaense. A primeira, “Estudo Nº 1: Morte e Vida”, fica em cartaz de 13 a 16 de novembro, enquanto a segunda, “Miró: Estudo Nº 2”, será apresentada de 20 a 23 de novembro. As apresentações serão de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 19h. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 15, pela plataforma Bilheteria Digital.
Com direção de Luiz Fernando Marques e Rodrigo Mercadante, “Estudo Nº 1: Morte e Vida” parte do poema dramático “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, para construir uma peça-palestra que discute temas urgentes da contemporaneidade. A montagem aborda questões como migração, trabalho precarizado – com destaque para a uberização e a “pejotização”, coronelismo, desigualdade social, crise climática e efeitos da seca, revelando as tensões entre o ser humano e o território que habita, o poder político e a finitude da vida.
A encenação aposta na transparência dos elementos cênicos, como os sistemas de som e luz, que permanecem visíveis ao público, reforçando o caráter poético e não-dramático. A trilha sonora utiliza composições originais e músicas do punk e hardcore pernambucano, criando ciclos que dialogam com a estrutura espiralar da peça — marcada por múltiplos começos e finais.
Na sequência, o grupo apresenta “Miró: Estudo Nº 2”, resultado de uma investigação sobre a vida e obra do poeta Miró da Muribeca, uma das vozes mais singulares da poesia contemporânea de Pernambuco. A montagem nasce do desejo de se aproximar da biografia e da obra de Miró, propondo um jogo cênico que explicita o processo de construção de personagens e de criação teatral, convidando o público a acessar a etapa que antecede o espetáculo em si.
Ambas as montagens oferecem sessões acessíveis, como forma de promover a inclusão social, e bate-papo com os artistas – nos dias 14 e 21 de novembro, respectivamente, após as apresentações.
“Estudo Nº 1: Morte e Vida” e “Miró: Estudo Nº 2” contam com patrocínio da CAIXA e do Governo do Brasil, reafirmando o compromisso do banco com a democratização do acesso à cultura e difusão da arte.


